Este carro estica para curvar melhor

17/05/2023

Chama-se City Transformer CT-1 e tem a rara capacidade de mudar de tamanho de acordo com as necessidades: encolhe para estacionar nos parques urbanos; estica para oferecer mais estabilidade em curva.

Disponível desde 2021, ano em que a empresa israelita com sede em Tel Aviv estreou no Salão de Munique a versão definitiva do CT-1, o pequeno veículo elétrico da City Transformer terminou o período de pré-venda, passando a estar disponível, também, por encomenda online a partir de 16.000 €.

Com autonomia para 180 km entre carregamentos das baterias, o CT-1 concorre na categoria dos quadriciclos, ao lado de propostas como o Citroën AMI ou do XEV Yoyo, aproximando-se mais do segundo na dotação de equipamento, incluindo de série o painel de instrumentos digital e o ecrã central, disposto na vertical, a partir do qual se comandam o ar condicionado, a navegação e o sistema multimédia. Comandos do áudio no volante e travão de parque elétrico são outros itens.

Mas onde o CT-1 se diferencia de toda a concorrência citadina é mesmo pela capacidade única de conseguir diminuir a sua largura para estacionar nos locais mais “apertados”.

O elétrico tem dois modos de condução que permitem variar as dimensões do veículo, o modo City Folded, que recolhe os eixos para uma largura total de um metro, e o modo Performance, com a largura máxima de 1,4 metros, para as situações de condução que exigem superior estabilidade em curva.

O City Transformer CT-1 está disponível em quatro cores exteriores (Spacious White, Concrete Grey, Nimble Blue Metallic e Transformer Red), com dois motores elétricos de 7,5 kW (10 CV) que permitem acelerar de 0 a 50 km/h em apenas 5 segundos. A velocidade máxima é de 90 km/h.

Veja-o em ação na cidade:

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.