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Este é o Atlas, o 4×4 que chega a todo o lado com o motor do Renault Clio

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Capaz de atravessar pântanos e ribeiros, acelerar na neve ou mergulhado na lama, o Atlas ATV também consegue subir superfícies com uma inclinação de 35 graus, e passar por cima de obstáculos com uma altura máxima de 70 cm. É a solução para todos os problemas de mobilidade nas regiões mais inóspitas e com condições climatéricas extremas. E tudo isto com o pequeno motor 1.5 Diesel que conhecemos… do Clio!

A mecânica de origem Renault, que também equipa os Dacia Duster e Logan e também o Nissan Qashqai da geração anterior, com 87 CV de potência e 220 Nm de binário máximo, permite ao Atlas percorrer até 800 quilómetros com um depósito de combustível (de 100 litros).

Outra caraterística interessante do ATV fabricado na Ucrânia é o conjunto de pneus enormes, montados em jantes de 25 polegadas, e que usam pressões muito baixas para melhorar a tração, mas também para fazer as vezes das suspensões. As “borrachas” gigantes também são usadas como flutuadores e remos para que o veículo consiga acelerar a 6 km/h à tona de água. O Atlas pesa 2.200 kg, tem lotação para até 12 ocupantes e atinge os 60 km/h em estrada normal.

Quatro rodas motrizes, dois eixos direcionais

Com tração integral e quatro rodas direcionais, o Atlas pode variar o raio de viragem entre os 11,2 metros e curtíssimos 5,9 metros, podendo também deslocar-se lateralmente, como um caranguejo, girando as quatro rodas na mesma direção e alterar, e baixar ou aumentar a pressão dos pneumáticos de forma totalmente autónoma.

A produção (muito) limitada arrancará este ano, mas o fabricante ainda não revelou preços para a comercialização.