Publicidade Continue a leitura a seguir

Este é o Integra Type R mais caro de sempre vendido em leilão

Publicidade Continue a leitura a seguir

O Honda Integra Type R DC2 é considerado por muitos o melhor tracção frontal da história. Lançado no Japão em 1995 estava equipado com vários melhoramentos, tanto a nível da suspensão, como ao nível da travagem, mecânica, reforços da carroçaria e aspecto, tornando-se num ícone dos anos 90. Na altura em que foi lançado era o automóvel com maior potência especifica por litro, batido com o lançamento do Honda S2000.

 

O motor que equipa o Integra Type R é o B18C construído à mão, de quatro cilindros em linha, com 1,8L de cilindrada, duas árvores de cames à cabeça, sistema de variação de fase VTEC, desenvolvendo na versão japonesa 200cv às 8.000rpm. Acoplado ao motor está uma caixa manual de cinco velocidades de relações curtas, que envia a potência para as rodas da frente através de um diferencial autoblocante.

Na Europa o Integra Type R tinha 190cv e no mercado americano, vendido sob a marca de luxo Acura, produzia menos 2cv de potência que a versão japonesa, devido à menor taxa de compressão e 176Nm de binário às 5.700rpm. Foi lançado apenas em 1997 e nos dois primeiros anos estava apenas disponível na icónica cor Championship White. No primeiro ano de venda nos EUA, apenas foram produzidos para esse mercado 320 exemplares.

Por ser um modelo tão icónico e apreciado pelos fãs, é normal a sua procura aumentar, principalmente pelos melhores exemplares e, consequentemente, o seu valor aumenta também, como é o caso do exemplar presente neste artigo que é o Integra Type R mais caro de sempre vendido num leilão.

Este exemplar de 1997 pintado na icónica cor Championship White está num estado igual a novo, com apenas 6.200 milhas percorridas, qualquer coisa como dez mil quilómetros. Além disso, teve sempre o mesmo proprietário até 2019. Juntamente com o automóvel, está toda a documentação original e quatro chaves originais.

No passado dia 4 de Março, este Integra Type R foi levado a leilão, através da Broad Arrow Auctions em Amelia Island, sendo vendido por 151.200 dólares, cerca de 140 mil euros.