Este Fiat pertenceu a um piloto de F1 e está à venda

16/06/2022

O Fiat Tipo de 1990 que vê nas imagens foi o exemplar n.º 1.000.000 a ser produzido, mas não é o número redondo, nem os vários elementos exclusivos (a cor British Racing Green, por exemplo, não estava disponível nos outros Tipo), que fazem deste modesto modelo italiano um artigo colecionável. Ao contrário, o que o torna mais especial é o facto de ter pertencido ao piloto e campeão de Fórmula 1, Nigel Mansell.

O milionésimo Tipo foi entregue ao britânico a 9 de setembro de 1990 pelo diretor geral da Fiat, Cesare Romiti, durante do Grande Prémio de Itália, em jeito de homenagem pelo bom desempenho na temporada, que terminou em quinto lugar, só atrás de Gerhard Berger, Nelson Piquet, Alain Prost (colega de Mansell na Scuderia Ferrari SpA) e Ayrton Senna, campeão nesse ano em McLaren.

Com primeiro registo de janeiro de 1992, este Fiat Tipo especial está atualmente à venda nos Países Baixos, com quase 82 mil quilómetros inscritos no odómetro. Apresenta-se numa condição razoável, com alguns sinais de desgaste e alguns pontos de corrosão a merecer intervenção rápida.

O leilão termina no próximo dia 24 de junho e a licitação mais alta até ao momento é de 6000 euros.