Este idoso converteu um híbrido num elétrico e ficou radiante com a surpresa que lhe fizeram

30/11/2022

Robbie é um engenheiro reformado entusiasta de veículos elétricos que transformou um híbrido num elétrico, na sua garagem. A organização “Wish of a Lifetime” e a General Motors mostraram-lhe que o seu sonho já é uma realidade.

 

O amor de Robbie, um idoso norte-americano, pelo planeta despertou o seu desejo de aprender mais e ver o veículo elétrico a deixar de ser uma mera criação laboratorial e entrar nas casas das pessoas. Essa paixão levou este engenheiro reformado a converter o seu híbrido num BEV e fê-lo convencer as pessoas a comprarem EVs muito antes de ganharem em popularidade.

A organização norte-americana “Wish of a Lifetime” (“O desejo de uma vida”), que se empenha por realizar experiências significativas para idosos com percursos inspiradores (ver caixa) e merecedores de um gesto que lhes alivie o isolamento, ficou, assim, contagiada pela atitude positiva e pelo sorriso otimista e eletrizante de Robbie.

Para a organização “Wish of a Lifetime”, o impulso do Robbie para cuidar dos outros justificou concretizar-lhe o sonho da sua vida, numa colaboração com a General Motors. A organização salienta o exemplo de Robbie como altruísta, positivo e o facto de aproveitar todas as oportunidades para ajudar os outros. O facto de ter sido exímio cuidador da mulher até à sua morte em 2019, uma doente com Alzheimer, e ter percebido que outras pessoas à sua volta podiam passar pelo mesmo, levou-o a dar a cara e a começar a fazer apresentações sobre a sua experiência na igreja e na comunidade local. “Ao compartilhar a sua história, Robbie esperava dar a alguém a confiança necessária para cuidar de um ente querido em casa num momento de necessidade. Hoje, Robbie ainda dirige um grupo de apoio e tem encontros individuais com cônjuges de pessoas com Alzheimer e demência”, explica a Wish of a Lifetime.

O entusiasmo de Robbie por ajudar os outros não se limita à sua família e comunidade. Ele é apaixonado pelo meio ambiente e acredita que as pessoas podem causar um impacto coletivo positivo fazendo escolhas sustentáveis, como usar energia solar ou conduzir carros elétricos.

“Há tantas coisas que as pessoas podem fazer se não pensarem apenas em si mesmas, mas pensarem nos outros”, explicou.

Robbie foi um dos primeiros a adotar carros híbridos e ficou fascinado com o seu potencial. Mesmo depois de se aposentar, ele ainda fazia engenharia – pesquisando e realizando experiências na sua garagem, muitas vezes regressando para casa coberto de sujidade e ácido das baterias que manuseava.

Um dos projetos favoritos deste idoso foi quando ele redesenhou o seu híbrido de 2006, transformando-o num modelo plug-in elétrico funcional! Ele até criou um vídeo no YouTube para compartilhar o seu projeto com outras pessoas, que agora tem mais de 30.000 visualizações.

“Eu diverti-me muito com esse projeto, exceto na parte dos buracos causados nas minhas calças”, brincou Robbie. Hoje, Robbie possui um veículo totalmente elétrico e ainda adora conversar com qualquer um que queira ouvir sobre os benefícios do EV.

Quando ‘Wish of a Lifetime’ ouviu a história de Robbie, “sabíamos que tínhamos que honrar a sua dedicação às pessoas e ao mundo em seu redor com uma experiência de mudança de vida alimentada pelas suas paixões. Trabalhamos com a General Motors para convidar Robbie para a fábrica de Orion, onde os veículos elétricos estão a ser construídos em grande escala com a tecnologia mais recente”, refere a organização.

A Orion Assembly é a primeira fábrica de montagem tradicional da General Motors que foi totalmente convertida para a produção de veículos elétricos. Acompanhado pela sua filha Diane, Robbie embarcou num “passeio VIP” pelas instalações da fábrica.

Rodeado por engenheiros que pensam da mesma forma, Robbie adaptou-se perfeitamente, ficando rapidamente imerso em conversas detalhadas com os especialistas. Diane expressou como foi gratificante ver o seu pai interagindo com a equipa e falando com os engenheiros em tão alto nível.

“Eu não sabia o quão avançado o meu pai estava com a tecnologia de veículos elétricos”, disse ela. “Foi tão gratificante ver. Provavelmente um dos melhores dias da sua vida.”

Explorando as instalações, Robbie ficou impressionado com os avanços que estavam a ser feitos na indústria: “Nunca pensei que veria algo assim”, disse ele. “Não é mais apenas um sonho! É isso! É elétrico!”

Um dos momentos favoritos de Robbie foi andar em um GMC Hummer totalmente elétrico, com mais de 1300 kg de baterias: “[O Hummer] fez cantar os pneus como um carro de corrida e chegamos aos 100 km/h em três segundos!” Robbie exclamou. “E nem uma gota de gasolina!”

Depois de deixar a fábrica, Robbie já estava a planear outras apresentações que queria fazer para compartilhar o que havia aprendido junto da sua comunidade. O seu otimismo saiu ainda mais recarregado com esta experiência: “Tenho todas as esperanças do mundo para o nosso ambiente”, disse ele. “Vai melhorar.”