Este Kia Sportage vai salvar tartarugas

13/11/2022

A divisão de personalização da Kia nos Estados Unidos criou uma versão especial do SUV Sportage para equipar a Sea Turtle Inc. (STI), uma associação sem fins lucrativos para o resgate, proteção e preservação das tartarugas marinhas ameaçadas de extinção.

O veículo 4×4, adaptado às necessidades dos voluntários no terreno, vai ajudar no trabalho realizado nas praias da costa do estado norte-americano do Texas, onde nascem todos os anos milhares de tartarugas marinhas que estão em risco após muitos anos de caça intensiva, mas também pelo desenvolvimento costeiro nas áreas de nidificação, que impossibilita a sua reprodução.

A missão da STI é monitorizar estes locais desde a desova ao nascimento e garantir que conseguem chegar à água antes de se tornarem alimento para os seus predadores.

De acordo com os registos oficiais, a organização terá salto 5.800 tartarugas só este ano.

O Kia Sportage está pintado num verde de estilo militar, com as inscrições “Turtle Charged”, dispondo de gancho de reboque e uma barra de luzes LED que podem ser vermelhas, já que alguns estudos comprovam que as tartarugas marinhas migratórias mostram mais dificuldade em tolerar a luz branca e demasiado brilhante dos de série.

As jantes também são especialmente adaptadas para montar pneus com baixa pressão, importantes para a condução em areia e há câmaras dianteiras de visão noturna para ajudar em condições de fraca visibilidade.

No interior, vários compartimentos especiais para transportar as pequenas tartarugas, um depósito especial de algas como primeiro alimento para as recém-nascidas.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.