Este Saab é o pior inimigo dos drones

07/04/2022

A Saab deixou de fabricar carros, mas a empresa criada em 1937 em Trollhättan, na Suécia, como uma fabricante de aviões para fornecer aeronaves para a Força Aérea Sueca, continua em atividade, como uma das fabricantes de tecnologias de defesa e segurança mais inovadoras do mundo.

Um dos seus lançamentos recentes, o Mobile Short Range Air Defence System (MSHORAD), acrónimo de confirma precisamente esse estatuto de referência nessa área, ao poder ser combinado com uma enorme variedade de veículos para oferecer avanços relevantes em matéria de proteção antiaérea móvel contra alvos ágeis e difíceis de serem detetados, como são os drones modernos.

A tecnologia inclui o sistema de mísseis ininterruptos RBS 70 NG e o radar Giraffe 1X 3D, está desenvolvida para ser facilmente implantada nos telhados dos edifícios, mas a vantagem de permitir a sua instalação num veículo faz a diferente, especialmente quando evitar fogo inimigo.

O sistema pode enfrentar ameaças aéreas tradicionais, como helicópteros e caças, mas também drones armados, uma vez que o radar oferece visão de 360º a uma distância de até 75 km (47 milhas), podendo abater o alvo, uma vez detetado, com igual precisão durante o dia e à noite.

Para um primeiro teste, a Saab montou o sistema num veículo SVOS Mars de fabrico checo, usado em operações ao longo do último ano. Brevemente, a marca irá realizar a primeira demonstração de fogo real do MSHORAD em ação.