Este veículo elétrico dispensa ser carregado no dia a dia graças ao sol

13/06/2022

O Lightyear 0 tem uma autonomia total de 625 km, dos quais 70 km são garantidos por painéis solares, o que significa que para utilizações diárias abaixo de 70 km, o veículo não precisa de ser ligado à tomada.

A empresa holandesa Lightyear desvendou um veículo solar, o Lightyear 0, cujos cinco metros quadrados de painéis solares garantem uma autonomia de 70 km por dia. No total, o alcance do Lightyear 0 é de 625 km.

De acordo com a Lightyear, o seu modelo pode ser conduzido durante semanas ou até meses (dependendo, naturalmente, do número de quilómetros diários percorridos) sem precisar de ser carregado, pois a viatura pode percorrer até 70 km por dia com a energia que obtém através dos seus painéis fotovoltaicos.

Levando em conta que um carro europeu médio percorre 35 km por dia, o Lightyear 0 pode ser usado por até dois meses sem recarga em climas nublados e até sete meses em regiões mais ensolaradas, como Portugal e Espanha.

“Os carros elétricos são um passo na direção certa, mas têm um problema de escala. Até 2030, podemos esperar 84 milhões de veículos elétricos nas estradas da Europa. Não há como escondê-lo, o acesso às estações de carregamento não acompanhará a procura por veículos elétricos. Para minimizar o uso de carregamentos e maximizar a autonomia, a estratégia da indústria, até agora, era adicionar baterias. Isso aumenta a pegada de carbono da produção e, por sua vez, o peso e a necessidade de estações de carregamento de alta potência. A nossa estratégia muda essa abordagem. O Lightyear 0 oferece mais autonomia com menos bateria, reduzindo o peso e as emissões de dióxido de carbono por veículo”, diz Lex Hoefsloot, cofundador e diretor executivo da empresa.

Aerodinâmica apurada

Com um design traseiro que faz lembrar o Mercedes-Benz EQXX, o Lightyear 0 equipa uma bateria de 60 kWh. Apesar da sua capacidade reduzida, o veículo anuncia um consumo de apenas 10,5 kWh/100 km a 100 km/h, bem como uma autonomia de 625 km WLTP. Isso é possível graças a um coeficiente de arrasto inferior a 0,19. O seu peso também é relativamente contido: 1.575 kg para uma berlina de 5,06 metros de comprimento com 640 litros de bagageira.

Em termos de carregamento, o modelo aceita um máximo de 22 kW em corrente alternada (levando três horas para alcançar os 100% de carga) e 60 kW em corrente contínua (80% em 45 minutos). Quando exposto ao sol, o automóvel carrega a 1,05 kW de potência, recuperando cerca de 10 km numa hora.

O Lightyear 0 foi projetado tendo em conta critérios de sustentabilidade, sendo no seu interior utilizados couro à base de vegetais, tecidos feitos de garrafas PET recicladas. Os painéis da carroceria são feitos de fibra de carbono.

A produção em série começará no outono e o início das entregas está previsto para novembro.

O modelo chamava-se inicialmente Lightyear 1, mas a versão de produção adotará a nomenclatura Lightyear 0.

A empresa explica a alteração do nome: a Lightyear optou por apresentar oficialmente o seu automóvel principal com um nome que melhor ressoa com a sua jornada. Lightyear 0 será o veículo que abre o caminho para uma nova era de mobilidade limpa.

As primeiras 150 unidades (“Pioneer Edition”) começam nos 149.000 euros. As seguintes (“Limited Edition”) terão um preço a partir de 250.000 euros.