Estes são os carros que vão fazer mais de 400.000 km nas suas mãos

04/12/2022

Está provado que a longevidade de um automóvel depende muito da utilização e do cuidado com a sua manutenção, mas a estatística favorece mais estes modelos!

Uma manutenção cuidada é fundamental para que o seu automóvel tenha uma vida longa. Tal como acontece com o corpo humano, é importante estar atento aos sinais alerta e recorrer aos serviços dos especialistas sempre que algo parece não estar bem, de forma a prevenir males maiores. Este tipo de utilização é meio caminho andado para garantir que a mecânica dura, mas há uma mão-cheia de outros imponderáveis que determinam a sua longevidade. E essa é mesmo uma das grandes preocupações momento de adquirir automóvel, seja novo ou usado.

Uma boa forma de evitar escolher um modelo mais propenso a dar-lhe dores de cabeça por causa de avarias e outros problemas mecânicos ou de qualidade de construção é recorrer aos índices de fiabilidade. Um dos que tem ganho visibilidade nos últimos anos a nível global é apresentado pela iSeeCars.com, o maior mecanismo de busca de carros usados com mais de quatro milhões de modelos à venda.

Neste estudo, limitaram a pesquisa aos cerca de dois milhões de veículos que se venderam durante o ano naquela plataforma, e apenas os cumpriam dois critérios fundamentais: contarem com uma carreira comercial com pelo menos 10 anos e não terem sido descontinuados antes de 2020.

Com todos os dados compilados, os analistas procederam então a classificação dos veículos em função da sua quilometragem e desenvolveram um método estatístico para estabelecer o ranking dos que são potenciais recordistas de distância.

Toyota dura, dura… e dura

Vários modelos da lista não foram lançados na Europa, o que não impede que os possa avistar no mercado de usados, mas encontramos neste estudo um resultado que é válido a nível global: a Toyota representa metade do ‘top20’ e domina fortemente a lista dos 10 modelos que mais quilómetros acumulam.

Prius, um híbrido com pilhas que não acabam

No topo do ranking aparece o Toyota Sequoia, com 1% das unidades (não é um número pequeno tendo em conta a amostra!) a registarem pelo menos 296.509 milhas percorridas, qualquer coisa como 477.185 quilómetros…!

Seguem-se o imparável Toyota Land Cruiser (450.996 km) e o Chevrolet Suburban (427.654 km), nos dois lugares que restam no pódio.

E a completar o ‘top10’ estão: Toyota Tundra (412.027 km), GMC Yukon XL (406.134 km), Toyota Prius (403.303 km), Honda Ridgeline (400.194 km), Chevrolet Tahoe (402.879 km), Toyota Avalon (395.432 km) e Toyota Highlander (394.279 km).