Publicidade Continue a leitura a seguir

Estimado e único dono: Vende-se Peugeot 3008 que venceu no Dakar

Publicidade Continue a leitura a seguir

Exato: Não é o típico anúncio de usado muito estimado e de garagem, até porque este 3008 só conhece as agruras do deserto – venceu quatro em dez etapas do Dakar-2019.

O 3008 DKR Maxi com que Sebastièn Loeb ganhou quatro das dez etapas do Dakar em 2019, com Daniel Elena no lugar do copiloto – foram 3.º à geral –, está à procura de novo dono, em leilão da reputada casa Aguttes, promotora que estima um valor de venda para este modelo de competição a rondar os 700.000 euros.

O exemplar é uma evolução da versão que Carlos Sainz conduziu à vitória na mítica prova em 2018, protótipo realizado sobre um chassis tubular em aço, no qual se aplicaram suspensões capazes de aguentar todo o tipo de maus tratos e carroçaria integralmente em fibra de carbono, para um peso total de apenas 1.580 kg.

O motor é o V6 3.0 Diesel biturbo que entrega 350 CV (e 800 Nm!), o que significa uma relação peso/potência de 4,5 kg/cv.

O Peugeot 3008 DKR Maxi, da equipa privada PH Sport, mantém a configuração de fábrica de tração traseira, mudando apenas alguns componentes das suspensões à frente e atrás, bielas e eixos de transmissão, o que permitiu aumentar a cinemática da suspensão em 10 cm, chegando a avantajados 2,4 metros de largura. Impossível de arrumar em muitas garagens, portanto…