Na edição de 2021 do ranking da Consumer Reports, oito fabricantes japoneses entre os dez mais fiáveis do mundo.

Todos os anos, os americanos da Consumer Reports, uma publicação da organização sem fins lucrativos para a defesa de consumidor nos EUA, elabora o ranking das marcas de automóveis mais e menos fiáveis do mercado, avaliando cada construtor com base nas avaliações dos inquéritos de satisfação a clientes.

O estudo só considera marcas que tenham mais do que um modelo em avaliação, e por isso não fazem parte da lista fabricantes como a Alfa Romeo, Dodge, Jaguar, Land Rover, Maserati e Mitsubishi.

Japoneses dominam ‘top10’

No mega-inquérito de satisfação realizado este ano, a Lexus lidera a lista das marcas mais fiáveis, ultrapassando a compatriota Mazda, a mais cotada na edição passada do estudo.

A fechar o pódio, mais um emblema japonês, a Toyota.

As únicas marcas não japonesas entres as 10 primeiras são a americana Buick, quinta classificada da lista, e a britânica MINI, na décima posição, à frente de Porsche, Audi e BMW.

Pontuações por marca

Lexus 76 (de 0 a 100)

Mazda 75

Toyota 71

Infiniti 69

Buick 66

Honda 66

Subaru 66

Acura 64

Nissan 63

MINI 60

Na edição deste ano do seu estudo comparativo de qualidade e fiabilidade, os especialistas da Consumer Reports também destacam algumas tendências. Assim, segundo esta organização, os SUV americanos têm nota acima da média das respetivas marcas. Quanto às motorizações, os veículos híbridos recebem avaliações mais positivas do que as mecânicas exclusivamente a gasolina ou a gasóleo; já os SUV elétricos são a categoria de automóveis com pontuação média mais baixa.

O relatório completo da Consumer Reports em: https://www.consumerreports.org/car-reliability-owner-satisfaction/how-asian-domestic-european-automakers-rank-for-car-reliability-a7067862655/