Depois do preço de aquisição, o custo da manutenção deve ser dos critérios mais valorizados na hora de comprar automóvel novo. Estes são os 10 modelos mais baratos de manter, de acordo com um estudo internacional.

Comprar automóvel representa uma série de outras despesas, em seguro(s), combustível e, claro, na manutenção, um dos fatores ainda com peso na decisão de compra.

O site www.caredge.com dedica-se a analisar e comparar o custo de manutenção durante os primeiros dez anos de vida de um veículo novo, bem como o custo de possíveis grandes reparações no valor de mais de 500 euros.

No seu relatório mais recente releva quais são os 10 veículos à venda em Portugal com manutenção mais em conta e com menor probabilidade de sofrer uma grande avaria.

Tesla Model 3

No estudo, o Tesla Model 3 aparece como o automóvel novo com manutenção mais barata. Apesar do custo de aquisição que não é baixo (desde 54.990 euros), os especialistas do caredge.com calculam um custo de manutenção a 10 anos de 3.500 euros. Enquanto a probabilidade de enfrentar um grande reparo é de apenas 8,64%.

Toyota Prius

Para o Toyota Prius, o custo de manutenção ao longo de 10 anos estimado pelos responsáveis deste estudo é de 3.900 euros. No primeiro ano o custo é de cerca de 150 euros, enquanto no último ano a fatura a pagar na oficina sobe para 700 euros, tornando-se mais exigente a intervenção no motor de combustão do sistema híbrido. A probabilidade de ter de realizar uma grande reparação é de 11,22%.

Toyota Corolla

A completar o pódio, outro Toyota. O Corolla é o terceiro automóvel mais barato de manter ao longo da primeira década, com uma despesa estimada de 4.000 euros. A probabilidade de ser submetido a uma intervenção de mais de 500 euros durante esse período é de 11,89%.

Tesla Model S

Talvez o automóvel que representa uma diferença maior entre o que custa e o que paga na oficina, o Tesla Model S tem um valor estimado de 4.500 euros para a manutenção em 10 anos, com uma baixa probabilidade de ser submetido a uma grande reparação (8,64%).

Tesla Model Y

O SUV da marca de Elon Musk é mais caro de manter do que os outros automóveis na gama (4.600 euros) e também o risco de avaria importante sobe ligeiramente (11,68%).

Toyota Supra

De acordo com este estudo, o proprietário de um Toyota Supra gastará em média 4.900 euros na sua manutenção em 10 anos, enquanto o risco de avaria grande é de 12,57%.

Honda Civic

O custo a 10 anos estimado para o Honda Civic é de 5.160 euros e o risco de sofrer uma grande avaria é de 15,57%.

Mazda3

O Mazda3 terá um custo médio de manutenção durante um período de 10 anos de 5.300 euros, com um risco de reparação muito contido: 16,22%.

Toyota C-HR

O SUV da Toyota tem no seu sistema híbrido o que torna a manutenção muito barata, até 5.300 euros em 10 anos. O risco de sofrer um colapso também não é muito alto: 16,08%.

Toyota RAV4

O Toyota RAV4 fecha o ‘top10’, com um preço médio de manutenção ao longo de 10 anos de 5.400 euros, enquanto a probabilidade de sofrer uma grande reparação é de 16,08%.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.