O secretário-geral do Euro Ncap (sigla em inglês para Programa Europeu de Avaliação de Novos Automóveis), afirmou mesmo que “não deve ser na segurança que um fabricante de automóveis faz as suas poupanças”.
O Jeep Avenger recebeu uma classificação de 3 estrelas nos testes de segurança da Euro Ncap, o que quer dizer que é “um veículo que apresenta um nível médio de desempenho em termos de segurança, oferecendo um nível médio de segurança”.
Michiel van Ratingen, Secretário-Geral do Euro NCAP, salienta que “Estes resultados dos testes demonstram uma clara falta de ambição para um fabricante que tem demonstrado muita inovação no design dos seus automóveis e para uma marca que visa diretamente o segmento familiar”.
O secretário-geral do Euro NCap é perentório quando afirma: “a concorrência no sector automóvel é cada vez maior e a Stellantis teve de tomar várias medidas para garantir o futuro das suas marcas. Mas não deve ser na segurança que um fabricante de automóveis faz as suas poupanças”.Nos testes de que foi alvo, o Jeep Avenger teve alguns resultados negativos. Em nota de imprensa, a Euro NCap revela que, “para um automóvel vocacionado para o transporte familiar, é particularmente surpreendente que o Avenger tenha protegido mal o peito de uma criança de 10 anos no teste de colisão lateral e não esteja equipado com um sistema de deteção de presença de crianças, já de série nos automóveis da concorrência. Além disso, o Euro NCAP considerou que o sinal sonoro do sistema de aviso de colisão frontal não era eficaz.”
O Programa Europeu de Avaliação de Novos Automóveis entrou em contacto com a Stellantis, que agiu, melhorando o sinal de aviso nos veículos em produção e possibilitando aos clientes a atualização dos seus automóveis.
“Ainda assim, o Avenger teve um desempenho fraco em vários testes de prevenção de colisões com peões, motociclistas e ciclistas”, pode ler-se.
Desde 2021 que um automóvel não tinha uma classificação tão baixa nos testes de segurança da Euro NCap. 2021 foi um ano negro para a Dacia no que à classificação de segurança diz respeito.
De então para cá, todos os automóveis testados tiveram uma classificação de 4 ou 5 estrelas. A exceção é agora o Jeep Avenger e foi isso que levou Michiel van Ratingen a advertir a Stellantis, dado o historial das marcas do grupo.
Dos automóveis testados em 2024, há mais três veículos com apenas 3 estrelas Euro NCap. São eles a Ford Tourneo Custom, o Suzuki Swift e o Dacia Duster.
Na mesma nota, a Euro NCap destaca também pela negativa a Renault, que viu os dois modelos testados – o Symbyoz e o Captur – terem apenas 4 estrelas, sendo que a versão anterior do Captur tinha recebido 5 estrelas.
Dos modelos testados recentemente, a Euro NCap destaca pela positiva o Audi Q-6 e-tron, o Ford Explorer, o XPENG G6, o Subaru Crosstrek e o Subaru Impreza, bem como o BYD Seal U PHEV, que obtiveram 5 estrelas nos testes.