Euro NCAP atribui 5 estrelas ao Kia EV6

21/06/2022

O crossover elétrico Kia EV6 obteve a classificação de segurança mais elevada nos mais recentes testes de colisão do Euro NCAP. Os resultados incluem pontuações de 90% na proteção para ocupantes adultos e 86% na proteção para crianças.

O crossover Kia EV6 obteve a pontuação máxima de 5 estrelas nos testes do Euro NCAP, o principal organismo europeu independente dedicado a testes de segurança de automóveis, resultado que comprova uma vez mais as excelentes características do modelo 100% elétrico em matéria de segurança.

As marcas alcançadas pelo EV6 nas diferentes categorias foram de 90% na proteção de ocupantes adultos, 86% na proteção de ocupantes crianças e 64% na proteção de utilizadores da via pública vulneráveis (incluindo peões). Destaque ainda para a pontuação de 87% na “assistência de segurança”, campo que avalia a incorporação de tecnologias anticolisão.

O Euro NCAP realçou também o desempenho do habitáculo do EV6, designadamente pelo facto de se manter estável no teste de impacto frontal e de oferecer um elevado nível de proteção para os joelhos e fémures de todos os ocupantes. Os testes aos bancos dianteiros e encostos de cabeça demonstraram uma boa proteção contra lesões por “efeito de chicote” em caso de colisão traseira. Já no teste de barreira lateral e no mais exigente teste de colisão contra um poste, o EV6 obteve a pontuação máxima, provando que oferece uma proteção muito elevada para todas as partes críticas do corpo de condutor e passageiros. O modelo também obteve uma boa classificação na proteção de ocupantes crianças, revelando-se eficaz no que se refere à salvaguarda de zonas sensíveis do corpo dos dummies (manequins) que representam passageiros de seis e dez anos.

Relativamente às tecnologias de assistência à segurança do EV6, o Euro NCAP destacou o desempenho da Travagem Automática de Emergência (Automatic Emergency Braking, AEB), que respondeu de forma adequada à presença de outros veículos e evitou impactos na maioria dos cenários testados.

Outras funcionalidades elogiadas pelo Euro NCAP foram o Sistema de Travagem Multicolisão (Multi-Collision Braking, MCB), que aciona automaticamente os travões após um embate, evitando assim colisões secundárias, bem como o sistema eCall, que alerta os serviços de emergência em caso de acidente.

Para a elevada classificação de segurança obtida pelo Kia EV6 contribuiu decisivamente a sua Plataforma Modular Global Elétrica (Electric-Global Modular Platform, E-GMP), que se destaca pela alta resistência e elevada rigidez que confere à carroçaria. A segurança do habitáculo encontra-se significativamente reforçada devido à utilização de aço de ultra alta resistência, presente em 63,6% da estrutura da carroçaria, bem como pelo extenso recurso à estampagem a quente durante o processo de produção, que lhe garante uma excelente rigidez torsional de 48,5.

O modelo 100% elétrico da Kia possui ainda sete airbags de última geração, incluindo um central lateral, que ajuda a evitar que as cabeças do condutor e do passageiro dianteiro colidam em caso de acidente. Todas as versões do EV6 estão equipadas de série com os sistemas de Gestão da Estabilidade do Veículo (Vehicle Stability Management, VSM) e Controlo Eletrónico da Estabilidade (Electronic Stability Control, ESC) da Kia, que auxiliam os condutores na manutenção do controlo em curva e em situações de travagem.