Fabricante do iPhone apresenta carro elétrico

22/10/2022

Gigante da eletrónica de Taiwan vai lançar gama completa de automóveis elétricos e o primeiro é um SUV para concorrer com VW ID.3, Cupra Born e companhia.

A Foxconn é a maior fabricante do iPhone da Apple no mundo, também responsável pela produção das consolas Xbox 360 da Microsoft e de muitos outros produtos da HP, mas a gigante da tecnologia também quer tornar-se relevante no negócio da mobilidade, desde logo com o lançamento de uma nova geração de automóveis elétricos sob a insígina Foxtron, marca que resulta da fusão com a chinesa Yulon Motor, em 2020.

O Model B nas imagens não é o primeiro modelo a chegar ao mercado (no programa, há também um SUV de segmento superior e uma pick-up elétrica), mas o SUV compacto, por posicionar-se no segmento da moda é claramente o automóvel com mais potencial, apontado ao Ocidente.

Com esse mesmo objetivo, a empresa líder em diversas áreas da tecnologia, recorreu aos estúdios italianos da Pininfarina para a criação de um design ao gosto europeu.

O protótipo está pronto, com 4,3 metros de comprimento e uma distância entre eixos de avantajados 2,8 metros, para a criação de habitáculo amplo e desafogado apto a transportar até cinco ocupantes.

A versão de produção tem lançamento programado para 2024, com várias tecnologias em estreia, caso da iluminação Pixel-LED com a reprodução de avisos em forma de símbolos nas óticas traseiras.

Sem revelar muitas especificações técnicas do Model B, a fabricante do iPhone confirma que o modelo estará equipado com uma bateria de estado sólido para oferecer até 450 km de autonomia, enquanto o motor elétrico irá garantir uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 3,8 segundos.