A norte-americana Ford solicitou o registo de uma tecnologia que vai permitir suspender à distância o funcionamento dos equipamentos de conforto nos veículos dos condutores com prestações em atraso. Nos casos mais graves de falta de pagamento, o carro pode usar o sistema de condução autónoma para regressar sozinho ao stand…

De acordo com o jornal The New York Post, a companhia norte-americana está a tentar licenciar um novo método de incentivo à regularização do pagamento dos veículos da marca, chama-se “System & Methods to Repossess a Vehicle” e que o que faz é impedir primeiramente o acesso a várias tecnologias de bordo, sendo capaz de desligar o sistema automático dos vidros, a função do ar condicionado, o aquecimento dos bancos ou mesmo a navegação.

Mas, nos casos mais graves de falta de pagamento, a tecnologia permite mesmo trancar as portas do carro, ativar um alerta sonoro impossível de desligar ou conduzir remotamente o veículo de volta a um concessionário da marca.

As informações na patente explicam que o novo sistema instalado em veículos com sistemas de condução autónomos ou semi-autónomos podem ser transferidos da sua localização inicial para uma localização secundária, facilitando o seu reboque.

Apesar da patente submetida, a Ford não tem planos imediatos para aplicação deste sistema nos modelos atualmente em comercialização.