A marca da oval azul está a desenvolver a tecnologia de faróis preditivos, que conseguem antecipar os desafios da estrada, com base nas informações do sistema de navegação.

Para a Ford a condução à noite, especialmente em estradas sinuosas e desconhecidas, pode ser bastante stressante para muitas pessoas, que acabam inclusivamente por evitar por completo essa experiência. Por isso, a marca está a trabalhar no desenvolvimento num sistema de iluminação preditiva inteligente, que direciona os feixes de luz para as curvas ainda antes do próprio condutor as conseguir ver, iluminando perigos e outros utilizadores da via de uma forma mais rápida e eficiente e mostrando ao condutor a trajetória ideal a seguir.

Ainda na fase de protótipo, este sistema avançado de iluminação utiliza as informações do sistema de navegação, tecnologias avançadas e informação muito precisa da geometria das estradas para identificar, com toda a precisão, as curvas que irão surgir no percurso.

“A tecnologia de iluminação preditiva que estamos a desenvolver significa que, um dia, conduzir na escuridão pode ser tão simples quanto seguir a iluminação do veículo. Este sistema baseado na georreferenciação é o próximo passo na nossa missão de tornar a condução à noite menos difícil e stressante, como se fosse de dia”, explica Michael Koherr, Engenheiro de Investigação de Iluminação na Ford Europa.

Um algoritmo calcula a trajetória e a velocidade do veículo para, de forma antecipada, ajustar a potência e a direção do feixe de luz. Veja como funciona no vídeo abaixo.

Ver depois das curvas

Já em 2020, a marca da oval azul estreou a função de Informação de Perigo na Via (IPV), que avisa o condutor para situações de risco na estrada.

Filas de carros repentinas, acidentes ou derramamento de cargas ou outras situações de perigo à espreita após uma curva fechada, cenários que podem ser antecipados pelo novo dispositivo de segurança da Ford, que permite que a sua viatura possa receber um aviso prévio sempre que o sistema identifique uma situação de risco potencial na estrada.

Um conjunto de sensores monitoriza as diferentes ações, incluindo a travagem de emergência, luzes de nevoeiro e controlo de tração para detetar potenciais condições climatéricas adversas ou da própria via de circulação. Os dados são, então, analisados para determinar a localização do perigo e se ocorreu um incidente de trânsito. Segundo a marca, quantos mais veículos estiverem conectados com a rede, maior será a eficiência do sistema.