Que se acuse o dono deste Ferrari F50 desaparecido há quase 20 anos

25/03/2021

Ferrari F50 que desapareceu em Itália há quase vinte anos foi encontrado na fronteira do Canadá e pertence agora a duas pessoas diferentes. Pelo menos…

Lançado em 1995 para suceder ao F40, o Ferrari F50 não teve nunca o estatuto do seu mítico antecessor, mesmo se é, indiscutivelmente, um dos superdesportivos mais importantes da década de 90, e alvo da cobiça dos maiores colecionadores em todo o mundo. Como é Mohammed Alsaloussi, o excêntrico proprietário da Ikonik Collection, que reúne mais de uma centena de uma centena de automóveis únicos em Miami, no estado norte-americano da Florida, e um dos donos deste F50. Um dos donos porque existe outro, em Itália, que procura o carro há quase 20 anos…

A história obriga a recuar a dezembro de 2019, quando as autoridades aduaneiras na Ponte da Paz, que liga o Canadá à cidade de Buffalo, em Nova Iorque, intercetaram o modelo da Ferrari a meio do processo de importação. O clássico adquirido uns dias antes por Alsaloussi, a troco de cerca de 1,3 milhões de euros, chamou a atenção das autoridades por apresentar a placa com o número de chassis parcialmente coberta com alcatrão, dando origem à decisão de travar o Ferrari na fronteira para mais investigações.

Foi necessário quase um mês para que chegasse a confirmação oficial de que o modelo em causa estava dado como roubado. Desapareceu de Itália em 2003, sem que o seu proprietário, Paolo Provenzi, recebesse até um único euro da seguradora. O que significaria que o carro ainda lhe pertence…

Não será bem assim, as autoridades querem agora perceber em que condições misteriosas o desportivo italiano aparece ao fim de quase vinte anos do lado de lá do Atlântico, nas mãos de um milionário. E ainda está há procura de identificar outros donos, que ajudem a completar o puzzle.

Até ao momento a única certeza é que tanto Paolo Provenzi, o último dono legitimo deste F50, como Mohammed Alsaloussi, o reputado colecionador que comprou o veículo, reclamam a propriedade do automóvel. Que irá continuar parado na garagem das autoridades americanas, até que surja uma decisão judicial.

Do F50, a Ferrari produziu apenas 349 unidades, entre 1995 e julho de 1997. O modelo estava equipado de fábrica com um motor V12 atmosférico a debitar 520 CV às 8000 rpm, mecânica que derivava diretamente dos propulsores utilizados na Fórmula 1 na temporada de 1990.

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