Contrariando rumores que se têm criado sobre o tema, Louis Camilleri garantiu que o primeiro modelo 100% elétrico da Ferrari só estará pronto depois de 2025.

No início do ano, a Ferrari lançou o SF 90 Stradale (na foto), o seu primeiro híbrido ‘plug-in’ de produção em série, combinando um V8 a gasolina e três motores elétricos, a debitar 1000 cv, desenvolvendo a fórmula introduzida no LaFerrari, e abrindo portas à especulação sobre a chegada de um supercarro elétrico. Mais ainda quando são os próprios porque os italianos a admitir a inevitabilidade de avançarem para a produção de um supercarro “zero emissões”. Mas não para já…

Em declarações aos jornalistas, durante uma visita à fábrica, o CEO do fabricante de desportivos italiano confirmou que a Ferrari está a estudar um GT totalmente elétrico, mas confidenciou também que acredita que a tecnologia das baterias ainda “não está onde deveria estar”.

«Ainda existem questões significativas em termos de autonomia para resolver, bem como no que toca à velocidade de carregamento, pelo que apenas depois de 2025 poderemos ter novidades nessa matéria.», explicou aquele responsável.

A marca de Maranello quer que 60% dos seus modelos vendidos até 2022 sejam híbridos, estratégia que inclui a introdução de novas soluções como o hidrogénio ou os biocombustíveis. «Estamos a analisar várias soluções em termos de potência para perceber qual seria a mais eficiente e eficaz em relação à nossa visão para os carros da Ferrari no futuro», garantiu Camilleri.