M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
A Ferrari vende carros a quem tem dinheiro para pagar, e alguns dos seus clientes têm dinheiro suficiente para pagar por algo diferente dos outros. Por isso, a sua divisão de projetos especiais mostrou mais uma das suas mais recentes criações exclusivas, o Ferrari SP3JC, um carro único mundo, pois só existe este exemplar. Este modelo foi criado para refletir o gosto do seu novo pelo estilo pop art, que se reflete na pintura azul e branca e nos gráficos Ferrari Challenge.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Este carro foi criado por encomenda para o concessionário britânico John Collins (daí o nome, com SP3 a significar “projeto especial número 3” para este ano), e demorou três anos e meio a ser construído. Por isso, ainda usa as especificações do F12tdf como base, em vez de utilizar as da sua evolução mais recente, o 812 Superfast. O motor 6.3 V12 tem, por isso, “apenas” 780 cv, comandados por uma caixa sequencial com comandos no volante. Quanto Collins pagou pelo privilégio de poder colocar este Ferrari especial na sua garagem privada, a marca italiana não diz.

Para criar a forma do SP3JC, a Ferrari inspirou-se nos seus modelos de competição dos anos 50 e 60, como o Ferrari 290 MM ou o 250 TRI Le Mans, carros com que participou e ganhou nas grandes provas de estrada e de resistência. Por isso, tem apenas o arco de proteção para o condutor/piloto e para um passageiro, necessitando de andar sempre destapado, pois não há qualquer tipo de capota. Mesmo assim, correm os rumores que esta será a forma básica da futura versão Spider do 812 Superfast.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.