Ferves Ranger 4×4, o pequeno e raro todo-o-terreno com base no Fiat 500

12/03/2023

No Salão de Turim de 1966 foi apresentado um veículo todo o terreno pequeno e diferente, denominado Ferves Ranger. Foi produzido tendo por base o Fiat 500 e está equipado com o mesmo motor de dois cilindros em linha, 499cc de cilindrada e 18cv de potência montado na traseira. A sua velocidade máxima fixava-se nos 75km/h.

O motor estava acoplado a uma caixa manual de quatro velocidades e disponível em dois modelos, o tradicional de tracção traseira, ou o mais aventureiro de tracção integral lançado em 1967 e agora disponível com caixa de cinco velocidades e bloqueio dos diferenciais. A suspensão e travagem foram retiradas do Fiat 600D.

Ferves significa FERrari VEicoli Speciali, mas em nada tem a ver com a Ferrari que todos conhecemos, no entanto, foi concebido por Carlo Ferrari que também não tem relação familiar com Enzo Ferrari.

O Ferves Ranger podia transportar quatro ocupantes e estava equipado com uma carroçaria aberta e o para-brisas poderia ser recolhido para a frente, além das portas de abertura “suicida” na frente, que também poderia ser retiradas, ainda que nos últimos modelos as portas foram alteradas para abertura normal. Foi produzido até 1970 em cerca de 600 exemplares, todos de volante à esquerda.

Pensa-se que mais de 90% não tenham sobrevivido ás lides agrícolas a que estavam sujeitos e hoje são automóveis muito raros, contando-se cerca de 50 sobreviventes no mundo. Presente neste artigo está um exemplar de 1970 com tracção integral que foi submetido a um profundo restauro em 2018.

No passado dia 1 de Fevereiro foi vendido num leilão da RM Sotheby’s, aquando do Salão Rétromobile, por 28.750 euros.