Versão única do Fiat 500 C, com preparação oficial da italiana Ollearo, era usada para o transporte de vinho na década de 60.

Fãs do mítico Fiat 500 C podem agora adquirir uma das mais inesperadas declinações conhecidas do modelo italiano, em versão ‘esticada’ para acolher três eixos, na configuração especial de pick-up com seis rodas.

De acordo com os registos, o veículo foi registado em 1950, tendo sido transformado pela Ollearo, em Turim, para o transporte de vinho. E, durante a década de 60, terá mesmo cumprido funções como espécie de bar itinerante pelo sul de Itália.

Originalmente, o compartimento de carga estava apenas construído em metal, mas foi adaptada uma caixa em madeira no profundo restauro de que foi alvo, já nos anos 90. Equipado com o mesmo motor de fábrica, com apenas 569 cc e a debitar cerca de 16 CV de potência (era a robusta mecânica conhecida do 500 B, o Topolino), o distintíssimo ‘wine bar’ foi mantido numa coleção privada no país de origem.

No próximo dia 25, quinta-feira, poderá trocar de mãos, sendo um dos destaques no leilão de veículos clássicos organizado pela Aste Bolaffi, em Alessandra, Itália.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.