Fiat 500 elétrico testa (com êxito) carregamento por indução

13/07/2022

Carregamento por indução, através de bobines magnéticas sob o pavimento, permite que os veículos carreguem enquanto estão a circular. A “cobaia” Fiat 500e tem mostrado que a solução é eficiente.

Depois de meses de testes no circuito “Arena do Futuro”, a Stellantis, juntamente com os seus parceiros de projeto, demonstrou em Chiari, Itália, a capacidade da tecnologia de carregamento DWPT (Dynamic Wireless Power Transfer) para alimentar veículos elétricos “sem fios” quando viajam em faixas de estrada especialmente preparadas.

A tecnologia DWPT é um inovador sistema de bobinas colocadas sob o asfalto que transfere energia diretamente para automóveis, camiões e autocarros sem que estes precisem de parar em estações de carregamento para recarregar a bateria.

A tecnologia pode ser adaptada para todos os veículos equipados com um “recetor” especial que transfere a energia proveniente da infraestrutura da estrada diretamente para o motor elétrico, conservando a carga da bateria do veículo.

O projeto-piloto da Stellantis e dos parceiros envolvidos é coordenado pela A35 Brebemi, uma empresa pertencente à operadora global de infraestruturas de transporte Aleatica, centrada em soluções de mobilidade sustentáveis e inovadoras.

“O nosso plano estratégico de longo prazo Dare Forward 2030 é baseado na premissa de oferecer ‘liberdade de mobilidade de vanguarda’ para todos e este projeto é a verdadeira essência do nosso rumo como empresa,” afirmou Anne-Lise Richard, Head of Global e-Mobility Business Unit do Grupo Stellantis.

“Ao trabalhar com este incrível grupo de parceiros, provámos que a tecnologia de carregamento por indução consegue alimentar o nosso futuro eletrificado. Estes projetos conjuntos são passos entusiasmantes no trabalho para alcançar um tempo de vida útil mais longo para as baterias, maior eficiência energética, baterias de menores dimensões, desempenho notável e peso e custo mais baixos”, diz Anne-Lise Richard.

Depois de meses de testes, o primeiro grande resultado mostra que um BEV, como o Novo 500 da Fiat, preparado para testar o sistema, consegue viajar a velocidades típicas de autoestrada sem consumir a energia armazenada na bateria.

Os testes estão a mostrar que a eficiência do fluxo de energia do asfalto para o veículo é comparável à eficiência característica dos postos de carregamento rápido, pelo que o condutor não precisa de parar para recarregar.

OS RESULTADOS MOSTRAM QUE A DWPT PERMITE A UM VEÍCULO ELÉTRICO A BATERIA (BEV) COMO O NOVO 500 VIAJAR A VELOCIDADES TÍPICAS DE AUTOESTRADA SEM CONSUMIR A ENERGIA ARMAZENADA NA BATERIA.

Além disso, as medições da intensidade do campo magnético provam que não há impacto sobre o condutor ou os passageiros, acrescenta a marca.

No evento foi apresentado um Maserati Grecale Folgore (que é a versão 100% elétrica do SUV Grecale) para anunciar o envolvimento iminente da Maserati no projeto. A denominação Folgore identifica a versão totalmente elétrica da Maserati, que irá eletrificar toda a sua gama de produtos até 2025.

O veículo, devidamente preparado, percorrerá o circuito “Arena do Futuro” para recolher dados e transmitir uma análise de desempenho pormenorizada.

O “Arena do Futuro” é alimentado por corrente contínua (DC), que oferece várias vantagens concretas, incluindo:
Reduzir perdas de potência no processo de distribuição de energia;
Garantir uma integração direta com fontes de energia renovável sem necessidade de converter DC em AC;
Permitir a utilização de cabos mais finos do que a distribuição de corrente AC com vantagens evidentes em termos de acondicionamento, peso e poluição harmónica;
Utilização de cablagens de alumínio para distribuição da energia, material que é mais fácil de obter e que custa metade em comparação com o cobre, além de ser mais leve e mais fácil de reciclar num modelo de negócio de economia circular.

“A DWPT é uma das tecnologias destinadas a simplificar a abordagem do cliente em relação à mobilidade elétrica e, por fim, a responder de uma forma tangível aos requisitos para a descarbonização e para a sustentabilidade ambiental no setor da mobilidade”, salienta a Stellantis.

A REVISTA “TIME” CITOU O SISTEMA DE CARREGAMENTO POR INDUÇÃO EM ESTRADA SUBJACENTE AO “ARENA DO FUTURO” COMO UMA DAS 100 INVENÇÕES MAIS IMPORTANTES DE 2021.

Estes objetivos são alcançáveis graças às tecnologias inovadoras oferecidas pelo 5G, pela IoT (Internet of Things – Internet das Coisas) e por aplicações baseadas em IA (Inteligência Artificial) que facilitam o intercâmbio de informações entre o veículo e a plataforma de gestão do sistema, aumentando a segurança em estrada e a eficiência das viagens.

Esta tecnologia está a atrair interesse para desenvolvimento comercial a nível global devido à versatilidade nas suas versões indutivas dinâmicas e estáticas. Além de ser útil em estradas e autoestradas, também é adequada quando combinada com outras infraestruturas como portos, aeroportos e parques de estacionamento.