Fiat mostra primeiro SUV coupé: Companhia para o Renault Arkana?

24/07/2022

A Fiat está a poucos dias de revelar um dos modelos mais aguardados dos últimos tempos na marca: chama-se Fastback e um estilizado SUV coupé, a meio caminho entre os segmentos B e C.

O modelo italiano baseia-se no protótipo com o mesmo nome apresentado em 2018 e tem como destino principal o mercado brasileiro, embora o sucesso do formato da moda na indústria automóvel não permita descartar a sua comercialização noutras latitudes, incluindo na Europa.

Foi o que aconteceu, aliás, com dois dos potenciais concorrentes. O Volkswagen Taigo foi concebido originalmente para ser fabricado no Brasil e servir os mercados da América do Sul, com o nome Nivus, mas o êxito comercial levou a marca a desenvolver versão à medida do mercado europeu. O mesmo com o Renault Arkana, que começou por ser lançado na Rússia, em 2019.

Sobre o SUV coupé novo da Fiat, sabe-se que está inspirado no Fastback Concept mostrado na edição-2018 do Salão de São Paulo, totalmente projetado no Design Center Latam, localizado no Polo Automotivo Fiat, em Betim (Minas Gerais), com a equipa responsável pela sua criação a ter como missão “antecipar tendências e indicar o futuro”.

O protótipo antecipava, assim, um SUV com linhas arrojadas e desportivas, combinando essas tendências com a elegância, naquilo que a Fiat apelida de cruzamento entre um Utility Vehicle (UV), uma berlina e um coupé, ou seja uma mescla de estilos e formatos que resulta num modelo que quebra os cânones de design por parte da companhia de Turim.