Fiat Panda de seis rodas, uma criação única

01/05/2023

O Fiat Panda é um automóvel icónico no seio da Fiat, desenhado por Giorgetto Giugiaro e Aldo Mantovani na Italdesign e apresentado em 1980 no Salão de Genebra, com o objectivo de ser um automóvel barato, tanto ao adquirir como na manutenção e simples no geral. A produção da primeira geração durou até 2003, com quase 4,5 milhões de unidades construídas.

Mecanicamente o Panda da primeira geração estava equipado com os mesmos motores do Fiat 126 e do 127, divididos em duas versões consoante o motor. O Panda 30 estava equipado com o motor de dois cilindros do 126 com arrefecimento ar e 652cc de cilindrada, enquanto que o Panda 45 estava equipado com o motor do 127 de quatro cilindros e 903cc de cilindrada. Em Setembro de 1982 aparece o Panda 34 equipado com o motor derivado do Fiat 850 de quatro cilindros e 843cc de cilindrada, reservado para mercados específicos.

Além do Panda ser por si já um automóvel marcante, outras versões são ainda mais especiais, como os Panda 4×4, os Panda Van ou até mesmo os Panda Elettra. No entanto, como diz o provérbio popular “o homem sonha, a obra nasce”, assim nasceu o uma versão única, o Panda Six-Wheeler, idealizado por Horst Koch, da Koch Klassik.

Koch era na época um concessionário oficial da Fiat na Alemanha e já tinha experiência na produção de versões próprias no Panda, como é o caso da sua versão descapotável. Ainda assim decidiu ir mais longe e produzir um Panda de seis rodas e pickup em 1986. Este Panda está equipado com o motor de 903cc e 70cv que locomove as rodas da frente.

Recentemente, Linda Koch, filha de Horst decidiu avançar com um restauro total desta obra única, adicionando alguns melhoramentos também. Originalmente o Panda Six-Wheeler estava pintado de azul com interior vermelho, mas aquando do restauro foi decidido alterar a cor para cinzento e interior em preto.

Esta criação única está agora à venda na Koch Klassik por 78 mil euros e apenas 34 mil quilómetros percorridos.