Fiat Panda regressa 40 anos depois, mas o preço não é para todos

06/03/2023

Restomod do Fiat Panda 4×4 da década de 80 será produzido em edição limitada a só 10 unidades, por um preço que não é para todos.

Apresentado em 1980 no Salão de Genebra, como uma viatura “para todas as ocasiões” e capaz de levar Fiat em direção a uma mobilidade cada vez mais económica e democrática, o Panda original conquistou vários recordes para a marca italiana, incluindo o de primeiro citadino com tração 4×4, em 1983, há precisamente quarenta anos.

Efeméride que os especialistas da Inglorious Basterds Cycles quiseram celebrar com a criação de um espetacular “restomod”, que mantém praticamente intacto o seu icónico desenho urbano de linhas muito quadradas, com os característicos faróis redondos, já com tecnologia Full LED, integrados numa frente sem a tradicional grelha, que foi substituída por um painel fechado, e com uma barra tubular na dianteira.

Apesar das semelhanças com o original, toda a carroçaria é completamente nova, fabricada à mão, elevada graças a uma nova suspensão e grandes pneus de todo-o-terreno com jantes de 15 polegadas. Credenciais às quais se somam os generosos ângulos de ataque e saída de 44,5º e 44,4º, respetivamente.

No interior, volante desportivo de três raios da Sabelt e ecrã digital a toda extensão do painel.

Sob o capot, um motor de 1,2 litros de quatro cilindros com potência máxima 75 CV herdado do carro da primeira geração, o famosíssimo FIRE com 8 válvulas e injeção multiponto ao qual foi acoplado a um motor elétrico que atua como gerador e sistema de recuperação da energia cinética da travagem para usar durante a aceleração. A caixa de velocidades é manual com cinco relações.

Mais especificações serão conhecidas apenas em junho, mais perto do arranque da comercialização.

A produção estará limitada a apenas 10 unidades, por um preço que é também bastante exclusivo: 58.000 euros…

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.