Ford aposta no autoconsumo renovável para as fábricas. Sevilha investe ainda mais no fotovoltaico

07/02/2023

Ford is looking to the future with a new solar power plant at its Almussafes manufacturing facilities in Valencia, Spain. LICENSE EXPIRES: In perpetuity. LICENSE BY: Ford of Spain. LICENSE SCOPE: A - Earned editorial, press releases, press kits, B - All non-broadcast digital and online media, C - All non-broadcast digital and online media, plus Retail and POS (showrooms, events etc), D - All print media (newspaper, magazine etc). REGION: EU. COPYRIGHT AND IMAGE RIGHTS: This content is solely for editorial use and for providing individual users with information. Any storage in databases, or any distribution to third parties within the scope of commercial use, or for commercial use is permitted with written consent from Ford of Europe GmbH only.
A atual produção fotovoltaica de cerca de 4.641 MW/h por ano que a fábrica da Ford em Valência já tem será aumentada no próximo verão em 3.762 MW/h por ano, o equivalente a 1100 lares adicionais.

Até 2035, as vendas de veículos Ford na Europa serão apenas feitas com modelos elétricos zero emissões, mas o construtor pretende também alcançar uma neutralidade carbónica em toda a sua pegada europeia em instalações e fornecedores.

Atualmente, toda a energia elétrica adquirida para abastecer as instalações fabris da Ford em toda a Europa é já 100 por cento proveniente de fontes de energia renováveis. E, mais concretamente, desde 1 de janeiro de 2022 que toda a energia elétrica utilizada pela fábrica Ford de Almussafes, em Sevilha, provém de fontes renováveis.

A Ford pretende, contudo, reduzir a fatura energética das suas fábricas, apostando no autoconsumo industrial.

Nesse sentido, a marca começou a operar em finais de 2022 uma nova central fotovoltaica nas suas instalações fabris de Almussafes, em Valência, Espanha.

A área fotovoltaica, que converte energia solar em eletricidade, encontra-se numa área não produtiva da fábrica, cobrindo duas zonas de painéis solares capazes de produzir, anualmente, a energia equivalente, em média, a 1.400 lares.

A atual produção de cerca de 4.641 MW/h por ano ver-se-á aumentada no próximo verão em 3.762 MW/h por ano, o equivalente a 1.100 lares adicionais.

Na prática, isto significa que no corrente ano a fábrica Ford de Valência irá registar uma significativa redução nas suas necessidades de eletricidade proveniente da rede pública.

Ainda mais em 2024

A Ford está a procurar expandir as áreas de painéis solares em mais terrenos não afetos à produção, visando atingir um abastecimento de 10 MW de potência de pico em 2024.

A VIABILIDADE DE FUTURAS POTENCIAIS INSTALAÇÕES DE PAINÉIS SOLARES NOS TELHADOS DOS EDIFÍCIOS FABRIS ESTÁ TAMBÉM A SER ESTUDADA.

“Agora, mais do que nunca, todos nos apercebemos da necessidade de utilizar fontes de energia renováveis. Na Ford, à medida que avançamos para um futuro totalmente elétrico e para uma neutralidade carbónica em toda a nossa pegada produtiva, os investimentos em inovações como esta nova central solar em Valência criando um novo volume de autoabastecimento em energia renovável, representado um importante contributo para a nossa contínua ambição de contribuir para a construção de um mundo melhor”, referiu Stuart Southgate, Diretor de Engenharia Sustentável, Ambiental e Segurança da Ford Europa.