
Até 2035, as vendas de veículos Ford na Europa serão apenas feitas com modelos elétricos zero emissões, mas o construtor pretende também alcançar uma neutralidade carbónica em toda a sua pegada europeia em instalações e fornecedores.
Atualmente, toda a energia elétrica adquirida para abastecer as instalações fabris da Ford em toda a Europa é já 100 por cento proveniente de fontes de energia renováveis. E, mais concretamente, desde 1 de janeiro de 2022 que toda a energia elétrica utilizada pela fábrica Ford de Almussafes, em Sevilha, provém de fontes renováveis.
A Ford pretende, contudo, reduzir a fatura energética das suas fábricas, apostando no autoconsumo industrial.
Nesse sentido, a marca começou a operar em finais de 2022 uma nova central fotovoltaica nas suas instalações fabris de Almussafes, em Valência, Espanha.

A atual produção de cerca de 4.641 MW/h por ano ver-se-á aumentada no próximo verão em 3.762 MW/h por ano, o equivalente a 1.100 lares adicionais.
Na prática, isto significa que no corrente ano a fábrica Ford de Valência irá registar uma significativa redução nas suas necessidades de eletricidade proveniente da rede pública.
Ainda mais em 2024
A Ford está a procurar expandir as áreas de painéis solares em mais terrenos não afetos à produção, visando atingir um abastecimento de 10 MW de potência de pico em 2024.
A VIABILIDADE DE FUTURAS POTENCIAIS INSTALAÇÕES DE PAINÉIS SOLARES NOS TELHADOS DOS EDIFÍCIOS FABRIS ESTÁ TAMBÉM A SER ESTUDADA.