Ford apresenta nova Tourneo Custom em versões elétrica, PHEV e Diesel

22/11/2022

A Ford Pro revelou a nova E-Tourneo Custom. Este modelo eleva a fasquia no segmento de veículos multiatividades, combinando uma nova plataforma concebida para proporcionar a máxima versatilidade e conforto com uma unidade propulsora elétrica alimentada por uma bateria de alta eficiência que pode proporcionar uma autonomia projetada até 370 km.

Sendo um dos quatro novos modelos Ford Pro 100% elétricos que serão lançados na Europa até 2024, a E-Tourneo Custom destina-se tanto a clientes particulares como a empresas, oferecendo espaçosa habitabilidade para um máximo de oito ocupantes. O novo modelo introduz um conjunto completo de características premium, incluindo bancos traseiros ultra-flexíveis montados em calhas, portas laterais de comando elétrico mãos-livres, sistema áudio B&O, chaves digitais, teto panorâmico em vidro – e um inovador volante basculante.


Os níveis de conforto são melhorados pelo requinte superior e pela dinâmica do veículo proporcionada pelo design de próxima geração. Propulsão elétrica silenciosa e um novo nível de conforto e estabilidade na condução são oferecidos pela arquitetura otimizada do chassis com suspensão traseira independente.

Utilizando a mesma tecnologia de célula de bateria de alta densidade que a Ford F-150 Lightning, numa bateria cuja potência utilizável é de 74 kWh, com um motor elétrico de 160 kW, a E-Tourneo Custom proporcionará um desempenho e refinamento excecionais. O motor elétrico do veículo multiatividades também oferece uma capacidade de condução de um só pedal para uma eficiência energética ainda maior e uma experiência de condução mais relaxada e confortável.


A nova Tourneo Custom PHEV utiliza um sistema híbrido paralelo para oferecer um motor a gasolina de ciclo Atkinson com 2,5 litros de cilindrada para viagens de longa distância, além de um motor elétrico e uma bateria com 11,8 kWh utilizáveis, permitindo uma autonomia em condução puramente elétrica superior a 50 km, ideal para viagens dentro das zonas citadinas de zero emissões.

Juntamente com as variantes eletrificadas, a Ford oferecerá a Tourneo Custom com os motores diesel EcoBlue de última geração com 136, 150 ou 170 CV, combinados com a escolha de uma nova transmissão automática de oito velocidades de alta eficiência ou uma caixa manual de seis velocidades.


A nova Tourneo Custom introduz, também, uma opção de tração integral, aumentando a confiança para os clientes que necessitam de maior capacidade para todas as condições meteorológicas e dos proprietários que acedem a parques de campismo, praias e trilhos.

O sistema distribui inteligentemente o binário entre os eixos através de um acoplamento controlado eletronicamente, com ajustes que demoram menos de 20 milissegundos, e está disponível para veículos equipados com o motor diesel EcoBlue de 136 e 170 CV e caixa de velocidades automática. Os clientes que necessitam de mais tração, mas preferem uma caixa de velocidades manual, podem especificar um diferencial mecânico autoblocante com os motores diesel EcoBlue de 136 e 150 CV.