Ford E-Tourneo Courier é um monovolume com ares de aventureiro

17/05/2023

A Ford desvendou o novo E-Tourneo Courier em Copenhaga, na Dinamarca, no âmbito do evento “Bring On Tomorrow Live”, de apresentação da nova mentalidade elétrica da Ford.

O E-Tourneo Courier é um veículo de cinco lugares, ao estilo de um monovolume, mas de inspiração SUV, apostando na oferta de um generoso espaço para passageiros e respetiva bagagem num formato compacto e compatível com os ambientes urbanos.

“Concebemos o E-Tourneo Courier para ajudar os clientes a aproveitar ao máximo as suas vidas, seja para atividades em família ou com amigos, ou para as deslocações de e para casa, com os bancos traseiros rebatidos, com bicicletas na bagageira, desfrutando do design exterior que exprime todo esse caráter prático”, afirma Amko Leenarts, Diretor de Design da Ford, na Europa.

O E-Tourneo Courier está disponível em diferentes versões, incluindo a Active, com cor de tejadilho de contraste, abas dos guarda-lamas, barras de tejadilho e bancos revestidos a tecidos exclusivos.

Motorização

O veículo tem um motor elétrico de 100 kW (136 CV) e um modo de condução One-Pedal Drive, selecionável com um só pedal. Os modos de condução disponíveis são três: Normal, Eco e Slippery.

Carregamento

O modelo oferece opções de carregamento de 11 kW AC e 100 kW DC. Normalmente, um carregamento noturno em AC, de 10 a 100% da capacidade, demora entre 5 e 7 horas.

Num carregador rápido do tipo DC, os clientes podem adicionar 87 km de autonomia em apenas 10 minutos, e carregar de 10 a 80% em menos de 35 minutos sempre que necessitarem de um carregamento rápido fora de casa.

As atualizações over-the-air melhoram a funcionalidade ao longo do tempo sem necessidade de recorrer a um concessionário.

Interior

O banco traseiro tem rebatimento assimétrico (60-40) e mais de 44% de espaço na bagageira face à anterior geração Tourneo Courier.

Os ocupantes beneficiam, também, de melhor espaço ao nível dos ombros e cabeça, havendo ainda uma bagageira dianteira com 44 litros de capacidade.

O painel de instrumentos digital é tátil e de 12 polegadas.

A produção do E-Tourneo Courier em Craiova, na Roménia, irá arrancar no segundo semestre de 2024, juntamente com o crossover Puma, para o qual está prevista uma variante EV até 2024.

A marca ainda não avança com dados sobre a autonomia, sendo, contudo, de esperar um alcance entre 350 e 400 km.

Objetivos da marca

O E-Tourneo Courier é um dos 10 veículos 100% elétricos que a Ford se comprometeu a disponibilizar na Europa até 2024, uma vez que tem como objetivo de alcançar, até 2035, emissões zero em todos os veículos novos à venda na região.

Até 2026, a companhia vai investir 50 mil milhões de dólares a nível mundial para atingir a meta de mais de 2 milhões de veículos 100% elétricos até ao final desse ano.