A Ford está a estudar formas de ajudar os condutores com algum tipo de deficiência motora a carregar os seus automóveis elétricos. Uma dessas maneiras é através de um posto de carregamento robotizado que efetua a operação de forma autónoma e automática.

Se a tarefa de ligar um veículo a um posto de carregamento é, aparentemente, simples, os condutores com deficiência ou de mobilidade reduzida poderão ter a sua vida mais complicada. A pensar nessas pessoas, a Ford decidiu desenvolver um protótipo de posto de carregamento robotizado que os condutores operam através do seu smartphone a partir do interior do seu veículo elétrico.

A tecnologia permite aos condutores com deficiência permanecer no automóvel enquanto carregam, podendo também sair do veículo enquanto o robô faz todo o trabalho.

Após os testes iniciais em laboratório, os investigadores da Ford estão agora a testar o posto de carregamento robotizado em situações da vida real. Uma vez ativada, a tampa do posto abre-se e o braço de carregamento estende-se até à ficha de entrada de alimentação com a ajuda de uma pequena câmara. Nos testes, os condutores puderam monitorizar o estado do processo de carregamento através da aplicação FordPass. Após a carga, o braço recolhe novamente para o seu lugar.

No futuro, o posto de carregamento robotizado, feito à medida pela Universidade de Dortmund, na Alemanha, poderá ser instalado em lugares de estacionamento para deficientes, em parques de estacionamento ou em casas particulares. Outras aplicações poderam incluir o carregamento rápido e eficiente de frotas empresariais. A tecnologia poderá também suportar um carregamento mais potente para carregar veículos em menos tempo.

Olhando para o futuro, o processo poderá tornar-se totalmente automatizado, com o mínimo ou nenhum envolvimento do condutor. O condutor simplesmente enviar o veículo para o posto de carregamento, cabendo à infraestrutura assegurar a chegada e regresso do veículo ao seu destino de forma autónoma.