O Explorer elétrico é a nova proposta de SUV da Ford desenvolvido e produzido na fábrica de Colónia na Alemanha, em exclusivo para o mercado europeu, combinando o legado da marca de veículos robustos com a moderna tecnologia eléctrica.

 

A Ford conseguiu manter a estética icónica e robusta do SUV Explorer, dando-lhe um toque futurista. O design é elegante, com linhas suaves e uma silhueta que assinala a sua natureza eléctrica. A grelha frontal, que é frequentemente um ponto focal do design nos veículos elétrico, tem um aspeto mais aerodinâmico em comparação com o seu homólogo a gasolina. Os faróis LED, as jantes arrojadas e uma postura musculada conferem ao Explorer elétrico uma presença sólida na estrada.

O habitáculo do Explorer elétrico está bem equipado com materiais modernos, muita tecnologia e um ambiente espaçoso com muita luz, graças ao enorme teto panorâmico. O sistema de infoentretenimento está centrado num ecrã tátil com 14,6 polegadas que desliza até 30 graus, e serve de tampa para fechar um cofre na consola central onde se podem guardar objetos longe dos olhares indiscretos. Utiliza o sistema SYNC 4 da Ford, com uma interface de fácil utilização e boas funcionalidades. O suporte para Apple CarPlay sem fios, Android Auto e uma série de serviços ligados garantem que o veículo se mantém sempre atualizado.

O Explorer elétrico oferece amplos lugares sentados para até cinco pessoas, o que o torna uma excelente opção para as famílias. O espaço de carga também é generoso com a bagageira a oferecer 470 litros, e o rebatimento dos bancos traseiros expande-o ainda mais, perfeito para longas viagens de carro ou aventuras de fim de semana.

O Explorer está disponível com tração traseira com um motor com 170 ou 286 cv e tração integral com dois motores com 340 cv. Ambas as versões utilizam um conjunto de baterias de iões de lítio de níquel-manganês-cobalto (NMC).

O carregamento de 10 a 80% demora 26 minutos 7 utilizando o carregamento rápido DC de até 185 kW para o modelo AWD. O Explorer pode acelerar mais depressa do que um Ford Performance Focus ST, com 340 cv, com o modelo AWD a atingir os 100 km/h em 5,3 segundos. O Explorer AWD também pode rebocar até 1.200 kg.

O Ford Explorer elétrico tem um desempenho inesperadamente dinâmico, para um SUV com duas toneladas e meia. Com um centro de gravidade baixo e um bom acerto das suspensões revelou uma excelente agilidade durante o breve contato dinâmico na apresentação nacional nas estradas da zona de Sintra. O sistema de travagem regenerativa é eficaz, e proporciona uma experiência de condução com um só pedal, tornando as deslocações urbanas mais eficientes e agradáveis.

A Ford equipou o Explorer elétrico com um conjunto de tecnologias de segurança e assistência ao condutor, incluindo funcionalidades avançadas como o controlo de velocidade de cruzeiro adaptativo, a assistência à manutenção na faixa de rodagem e a travagem de emergência automática.

O Ford Explorer elétrico é um forte concorrente no mercado dos SUV eléctricos. Combina a experiência da Ford na construção de SUVs robustos e versáteis com tecnologia eléctrica de ponta. As primeiras impressões sugerem que a Ford criou um SUV elétrico que deverá ter um grande apelo tanto para quem procura aventura como aos condutores preocupados com o ambiente.

Disponível para já apenas com bateria 77kWh com preço de campanha para particulares a partir de 48 800 euros e empresas a partir de 36 625 euros. Em dezembro chega a versão com bateria de 52kWh a partir de 41 640 euros para particulares e 31 680 euros para empresas.