Ford F-550 foi preparado para levar correio aos confins do mundo

26/05/2021

Numa das regiões mais remotas e inóspitas do mundo, as encomendas chegam de pick-up à porta de casa.

Yellowstone é um dos parques naturais mais antigos do mundo. Inaugurado a 1 de março de 1872, cobre uma área de quase 9.000 quilómetros quadrados, nos estados norte-americanos de Wyoming, Montana e Idaho. Situado numa região com forte atividade vulcânica, famosa pelas suas fontes termais e caraterística pela diversidade da flora e da fauna e pela grande variedade de terrenos, qual deles o mais desafiante para a circulação automóvel.

Por isso, para garantir a chegada de correspondência e todo o tipo de bens urgentes a cada uma das cerca de 120 pessoas que habitam nas imediações do Parque Nacional de Yellowstone, os guardas florestais usam este ‘monstruoso’ Ford F-550 Super Duty, equipado com um possante V8 de 6.7 litros a gasóleo, capaz de debitar cerca de 300 CV de potência e 900 Nm de binário máximo.

‘Músculo’ suficiente para ultrapassar todo o tipo de obstáculos insanos ao longo da rota de cerca de 250 quilómetros, ida e volta. Embora a motorização nem seja a característica mais destacada deste todo-o-terreno.

Para credenciais dinâmicas acima da média, o Ford conta com enormes pneumáticos Michelin CARGOXBIB, na medida 560/60, montados em jantes de 22,5 polegadas, com uma altura de 124 centímetros. No trem dianteiro, o modelo monta um eixo Detroit Locker Super 60 e um kit de elevação de 20 centímetros, enquanto a suspensão traseira foi fortemente reforçada para melhor suportar a carga. Os guarda-lamas em polietileno (um material flexível, mesmo a muito baixas temperaturas), foram aumentados em 30 cm, para evitar que a lama ou a neve possam danificar a carroçaria.

Mesmo muitíssimo bem preparado para todo o serviço, este F-550 das neves não é à prova de imprevistos. Tanto mais que, para remediar qualquer azar, o para-choques dianteiro, que foi especificamente desenhado para simplificar o acesso ao compartimento do motor em caso de avaria, também integra um gancho de reboque.

 

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.