Ford Pro e DHL juntam esforços na eletrificação de furgões

09/12/2022

A Ford Pro e o Deutsche Post DHL Group assinaram um Memorando de Entendimento com o objetivo de acelerar a eletrificação de furgões em todo o mundo e assim tornar as entregas last mile mais sustentáveis.

A Ford Pro e o Deutsche Post DHL Group assinaram, recentemente, um Memorando de Entendimento para acelerar a utilização de furgões eletrificados nas suas operações logísticas em todo o mundo. Ao fazê-lo, ambas as empresas sublinham o seu compromisso de fornecer serviços simultaneamente sustentáveis e ecológicos.

Sublinhando a colaboração planeada, a Ford Pro irá equipar o Deutsche Post DHL Group com mais de 2.000 furgões elétricos de entregas em todo o mundo, até ao final de 2023, permitindo melhorar a sua posição de liderança na utilização de veículos elétricos para entregas do tipo last mile em todo o mundo. O acordo escrito abrange um conjunto completo de soluções para operação da frota elétrica, incluindo o acesso ao software conectado E-Telematics da Ford Pro e soluções de carregamento, visando reduzir custos e otimizar a eficiência como parte dos objetivos comuns de emissões zero das duas entidades.

A Ford tem como objetivo atingir, até 2035, as emissões zero para todas as vendas de veículos e a neutralidade carbónica em toda a sua pegada europeia ao nível das instalações, logística e fornecedores, bem como a neutralidade carbónica a nível global até 2050. O Deutsche Post DHL Group, grupo empresarial líder mundial em logística, está empenhado em reforçar as operações limpas para a proteção do ambiente e investirá sete mil milhões de euros na presente década no seu caminho para uma logística com emissões líquidas nulas.

O Deutsche Post DHL Group visa uma quota de 60% de veículos elétricos utilizados para se atingir a neutralidade carbónica até 2030, agora também impulsionada pela gama de veículos eletrificados Ford Pro, incluindo a novíssima E-Transit.

“A Ford Pro e o Deutsche Post DHL Group partilham a visão de uma maior sustentabilidade e de um compromisso para com as soluções eletrificadas, sendo este acordo um passo importante para que milhões de entregas sejam efetuadas por veículos eletrificados em todo o mundo. A E-Transit é o comercial elétrico mais vendido na América do Norte e, desde junho, é também o mais vendido no seu segmento na Europa, o que significa que o furgão 100% elétrico de duas toneladas já está a dar grandes passos para apoiar esta ambição”, disse Hans Schep, diretor-geral da Ford Pro na Europa.

“A eletrificação da logística do tipo last mile é um pilar importante para descarbonizar as nossas operações. A adição da nova Ford E-Transit à nossa frota global, composta por cerca de 27.000 furgões elétricos, reforça, ainda mais, a nossa capacidade de fornecer serviços ecológicos de entregas em todo o mundo. A união de forças para abordar os nossos requisitos específicos de logística conduzirá a uma maior eficiência operacional e de serviços”, disse Anna Spinelli, diretora de Compras e de Mobilidade do Deutsche Post DHL Group.

A Ford Pro já entregou as primeiras E-Transit ao abrigo do acordo, unidades que se juntaram à frota elétrica do Deutsche Post DHL Group, utilizada para entregas do tipo last mile em vários países do planeta. O volume de encomendas concentra-se nos furgões E-Transit concebidas para envios expresso nas Américas e Europa. Os veículos juntam-se à frota do Deutsche Post DHL Group na época mais movimentada do ano, tornando possíveis entregas mais sustentáveis aos clientes durante esta época alta. Foram também concluídas aquisições adicionais junto da Ford Pro Special Vehicles e que incluem compartimentos personalizados adequados às operações de distribuição nos centros urbanos da Alemanha.

O Memorando de Entendimento assinado pela Ford e pelo Deutsche Post DHL Group tem o potencial de permitir que ambas as empresas explorem o desenvolvimento conjunto de futuros produtos, bem como novas soluções digitais e de carregamento. Além de fornecer um acesso antecipado a ideias inovadoras, a Ford Pro dará também ao Deutsche Post DHL Group acesso a veículos de teste e a serviços de monitorização personalizados, à medida que as duas empresas exploram a expansão da sua cooperação para um número crescente de mercados a nível mundial.