Ford Puma ST 1.0 Ecoboost chega aos 170 CV

10/03/2023

A Ford desenvolveu uma nova versão desportiva ST para o Puma, agora baseada numa evolução do 1.0 EcoBoost e na caixa automática Powershit, que assim se junta à versão original animada pelo motor 1.5 Turbo de 200 CV e caixa manual.

Para este novo Puma ST Powershit, a Ford elevou a potência aos 170 CV e o binário aos 248 Nm disponíveis às 3000 rpm.
Para este “novo” Puma ST, a versão de 170 CV do motor 1.0 EcoBoost com tecnologia mild hybrid de 48V surge apenas em combinação com a caixa automática Powershit de 7 velocidades, permitindo uma aceleração de 0 a 100 km/h em 7,4 segundos, velocidade máxima de 210 km/h.

Este novo Puma ST Powershit conta com a barra de torção no eixo traseiro com rigidez incrementada em 50%, bem como barras anti-aproximação à frente e atrás, não faltando as molas com vetorização de força e aplicadas nos amortecedores Hitachi conhecidos da variante mais potente.


Também específica é a relação de desmultiplicação da direção (cerca de 25% mais direta face às versões normais do Puma), com o eixo dianteiro motriz servido por controlo de vectorização de binário. Os discos de travão dianteiros são de 325 mm, ou seja, 17% maiores. Quando acionado o modo de condução Sport, não falta ao novo Puma ST Powershit sonoridade reforçada através da abertura da válvula de escape ativa.

O Puma ST Powershit estreia a cor Azura Blue, podendo ser combinada com tejadilho preto. As jantes são de 19” com acabamento específicos (Magnetite). Ainda não são conhecidos preços para o mercado nacional.