Ford Trucks: a transição energética no transporte de mercadorias faz-se passo a passo

19/09/2023

A Ford Trucks Portugal está presente no mercado português apenas desde 2019, mas é já a terceira marca de veículos pesados de mercadorias mais vendida no país. Bruno Oliveira, o CEO da marca em Portugal, esclarece que: “É o reconhecimento de um forte trabalho de equipa.”

 

A operação internacional é feita a partir da Turquia, pela Ford Otosan, onde estão instaladas quatro fábricas, e um dos maiores centros logísticos de peças de substituição. O consórcio tem ainda desde 2008, uma fábrica em Craiova na Roménia, onde entre outros é também construído o Puma, que é o ligeiro de passageiros da Ford mais vendido na Europa.

Com o objetivo de cumprir o plano de transição energética em 2040, a Ford Trucks assume o compromisso de chegar a 2030 com 50% de veículos carbono zero, alcançando os 100% em 2040. Para a marca de veículos pesados de mercadorias, significa que até à data proposta, já tem em curso o desenvolvimento de diversas tecnologias que permitam a sua execução.

Burak Hoşgören, director para a Europa Ocidental da Ford Trucks, adianta que as soluções passam pelos combustíveis alternativos, como o HVO – Hydrogenated Vegetable Oil (óleos orgânicos injetados com hidrogénio); políticas de eficiência no motor de combustão, área na qual a marca lançou uma nova geração de motores que permitem poupanças de combustível na ordem dos 5% face à anterior; e a recente parceria com a CMB.TECH para a conversão de camiões para hidrogénio de duplo combustível (10% gasóleo, 90% hidrogénio).

Para já o transporte de mercadorias em longas distâncias ainda é feito em veículos com motores de combustão, e a Ford Otosan, com 60 anos de experiência no mercado, desenvolveu o seu melhor camião até hoje. O novo F-Max tem um novo motor, caixa de velocidades e veio de transmissão inteiramente construídos pela marca, com a promessa de uma poupança de combustível até 5% face à geração anterior. Conta ainda com suspensão pneumática no eixo traseiro e ergonomia melhorada na cabine, entre outras inovações para melhorar a vida dos condutores.

 

Até a indústria chegar ao pleno da transição energética em 2040, a marca irá disponibilizar para além das soluções alternativas, também o E-Truck Ford. Trata-se de um veículo 100% elétrico com uma capacidade de carga de 16,6 toneladas, um motor elétrico com uma potência máxima de 390 kW, e uma bateria de 392 kWh que pode ser carregada entre os 20% e os 80% em apenas 75 minutos, a uma potência de 180 kW. As primeiras unidades configuradas para recolha de lixo serão comercializadas já em 2024.