Publicidade Continue a leitura a seguir

Ford vai leiloar Mustang Mach-E que levou designer às lágrimas

Publicidade Continue a leitura a seguir

Exemplar único do SUV elétrico é homenagem carregada de simbolismo em honra das mulheres piloto da Força Aérea norte-americana, que lutaram na 2.ª Guerra Mundial.

“Foi difícil não ficar com os olhos em lágrimas quando demos os toques finais neste veículo”, revelou Kristen Keenan, designer da Ford que desempenhou um papel decisivo nesta missão da marca da oval azul. “Nunca trabalhei num projeto memorial antes. Foi uma honra celebrar este grupo de mulheres através do design exclusivo deste modelo”, explicou.

As mulheres piloto que participaram em missões da Força Aérea americana durante a Segunda Grande Guerra só foram reconhecidas como pessoal militar ativo muito depois do conflito, em 1977, com estatuto retroativo. E, agora, pelas mãos da Ford, nesta edição única do SUV elétrico que se destaca por apresentar uma pintura especial personalizada com emblemas militares inspirados nos aviões de guerra, e com o número 38, alusivo ao número de pilotos voluntários que morreram ao serviço do país.

O “one-off” vai ser vendido em leilão durante a edição-2021 do espetáculo aéreo AirVenture de 2021, em Oshkosh, no Wisconsin, com o único objetivo de angariar fundos para apoiar a EAA (Experimental Aircraft Association), associação que visa ajudar jovens mulheres e jovens carenciados numa carreira na indústria da aviação.