M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Não é novidade que muitos construtores automóveis da China constroem carros que são cópias muito parecidas de carros europeus, americanos e japoneses, especialmente de modelos que possam ser populares com o grande público que procura algo com personalidade. Mas logo se nota que não estamos na presença do carro verdadeiro. Quanto a carros mais cobiçados, seria quase impossível copiá-los… ou será mais fácil do que parece? Pelo menos, é o que parece fazer esta oficina, identificada através de fotos do Instagram como sendo na China, que faz réplicas quase perfeitas a olho nu de raríssimos supercarros europeus.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Uma conta de Instagram com o nome lcl63evo mostrou uma série de fotografias com carroçarias pertencentes a supercarros, que estariam a ser produzidos, algumas num estado mais avançado que outros. Estas incluem o Bugatti Chiron, Ferrari LaFerrari, Pagani Zonda e até o Lamborghini Veneno, do qual a marca italiana só construiu 14 exemplares. Estas carroçarias, que aparentam ser feitas de fibra de vidro, muito mais barato que fibra de carbono, parecem capazes de enganar qualquer pessoa sem uma inspeção mais profunda.

Quanto aos motores, não se sabe. O utilizador de Instagram lcl63evo tirou uma fotografia com o capô do seu Zonda aberto, e embora esteja a cobrir o motor, as saídas de escape e os braços da suspensão parecem genuínos, mas a transmissão parece ter algumas pequenas mudanças. Não é possível confirmar se o utilizador lcl63evo é um cliente ou o proprietário da garagem (as imagens das carroçarias são as fotos mais recentes, as outras são de eventos para automóveis de topo), e a conta tem um nome associado, com caractereres chineses que se traduzem como “Lu Corporation”.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.