Frederique Constant celebra o 70º aniversário da Austin-Healey

09/12/2022

Em 2022, a Frederique Constant celebra o 70º aniversário da Austin-Healey, um parceiro de longa data. Para assinalar esta ocasião, o seu novo cronógrafo mecânico, o Vintage Rally Healey Chronograph Automatic, adoptou a cor “British racing green”, usada no lendário automóvel clássico com a matrícula NOJ393. Com um mostrador bicompax e dois ponteiros vermelhos iguais aos que se encontram nos carros de corrida, este cronógrafo é produzido em duas versões: a primeira, limitada a dez unidades com o número 70 visível ao meio-dia, e a segunda versão de 700 exemplares, com o número “12” no seu lugar habitual.

Três letras e três números: NOJ393. Esta é a matrícula do famoso Austin-Healey 100S, comprado em 1969 por um fã do lendário automóvel. Reactivo e distinto, único no seu género. A sua cor, denominada de “British racing green”, tornou-se um clássico. Em 2022, assinala-se o 70º aniversário da criação desta lenda, da qual a casa Frederique Constant tem sido parceira desde 2007.

Duas séries limitadas, um ADN partilhado

O novo Vintage Rally Healey Chronograph Automatic é lançado em duas versões, ambas com uma caixa em aço de 42mm. Há apenas um pequeno detalhe que as diferencia e que faz toda a diferença: foram produzidos apenas dez relógios da primeira versão, que ao meio-dia surge com o número “70”, uma alusão ao 70º aniversário da marca. A segunda versão, limitada a 700 exemplares, prefere a tradição relojoeira e mantém o “12” no seu lugar habitual e a inscrição “70º Aniversário”, às 6 horas.

Em modo corrida

O motor: calibre automático FC-397. O conta-rotações: 28.800 batimentos por hora. No seu depósito: reserva de marcha de 48 horas. Carroçaria: “British racing green”. Painel de instrumentos: bicompax, na mais pura tradição relojoeira.

À esquerda, encontra-se o contador dos segundos para a cronometragem; à direita, o contador dos minutos do cronógrafo. O índice e o contador estão em branco puro para uma legibilidade perfeita no mostrador com acabamento mate, indispensável para um relógio dedicado às corridas. O espírito de corrida implícito na peça é realçado pelos dois ponteiros do cronógrafo que se destacam numa tonalidade vermelho brilhante: o ponteiro central dos segundos e o das três horas para a contagem decrescente dos 30 minutos.

Os dois ponteiros centrais – horas e minutos, assim como os índices são de um tom prata e preenchidos com material luminescente. Os dois logótipos encontram-se alinhados: “Frederique Constant – Genebra” ao meio-dia e “Healey” às seis horas, na sua legendária e original fonte.

Nas traseiras do relógio encontra-se gravado o número “Edição Limitada XX/10” ou “Edição Limitada XX/700”. O relógio vem com uma correia preta asfáltica com acabamento em duas linhas de pesponto, tal como as duas linhas brancas que marcam as margens da pista.

Para aperfeiçoar este paralelo com as corridas motorizadas, o novo Vintage Rally Healey Chronograph Automatic, que celebra 70º aniversário da Austin-Healey, é entregue numa caixa com uma réplica em miniatura do famoso NOJ393.