Publicidade Continue a leitura a seguir

Furtos de catalisadores disparam: há 5 carros assaltados por dia em Portugal

Publicidade Continue a leitura a seguir

Em 2020, a PSP registou 800 roubos de catalisadores de automóveis. Este ano, só entre janeiro e março, já recebeu mais de 400 queixas.

Depois dos autorrádios, das jantes e pneus, são agora os catalisadores o alvo apetecível para os ladrões de automóveis. A Polícia de Segurança Pública (PSP) está cada vez mais atenta ao fenómeno, que disparou em número casos reportados no último ano.

“As técnicas utilizadas pelos autores deste tipo de crime estão em constante evolução, o que faz com que a PSP preste especial atenção a este fenómeno, tendo criado as Equipas Regionais de Investigação à Criminalidade Automóvel (SRICA), especializadas de investigação criminal para análise das ocorrências, das tendências reportadas e dos fluxos subsequentes”, explicou fonte daquela força policial ao MOTOR24.

Os números falam por si: as equipas especializadas da PSP, denominadas Equipas Regionais de Investigação à Criminalidade Automóvel (SRICA), identificaram, até ao momento, mais de 135 suspeitos.

Durante o ano de 2020 foram registadas mais de 830 ocorrências relacionadas com esta tipologia de criminalidade automóvel.

Mas só entre janeiro e março deste ano, já foram registadas 405 denúncias relativas ao furto de catalisadores de veículos automóveis, um aumento de mais de 600% relativamente ao período homólogo de 2020.

O gráfico representa a evolução das denúncias deste tipo de crime ao longo do ano de 2020 e primeiro trimestre de 2021:

 

De acordo com a PSP, “a motivação para este tipo de criminalidade deve-se ao facto de os metais preciosos existentes no interior do dispositivo de escape (catalisador) serem muito valiosos e de grande procura no mercado do ramo automóvel”.

E avisa: “É fundamental que os ofendidos apresentem sempre queixa, mesmo em caso de mera tentativa, pois ao termos conhecimento do crime poderemos iniciar a investigação e chegar mais facilmente à identificação dos seus autores”.