Futuro Audi A1 diz adeus aos motores Diesel

06/01/2018

A Audi tem um programa de lançamentos bastante diversificado para o ano de 2018, começando já em janeiro com o novíssimo A8, ‘navio-almirante’ em termos tecnológicos e de requinte, mas o ano encerra com um modelo igualmente importante, o novo A1. Confirmada está já a extinção dos motores Diesel na sua gama, ficando apenas com os blocos a gasolina.

O mais compacto dos modelos da Audi, posicionado como um utilitário Premium, chegará em novembro ou dezembro de 2018, partilhando a plataforma MQB A0 com os seus ‘primos’ da Volkswagen (Polo) e SEAT (Ibiza), o que lhe garantirá maior habitabilidade e dimensões exteriores mais generosas.

Mas outra das suas novidades será a rejeição de opções Diesel em prol de motorizações a gasolina, com as unidades 1.0 TSI e 1.5 TSI a serem as escolhas da marca para o seu modelo. De igual forma, as variantes elétricas, neste momento, também não se encontram nos planos da Audi.

No entanto, quem procura modelos do género poderá contar com um novo modelo elétrico, o e-tron quattro, com chegada prevista ao mercado na transição de 2018 para 2019, o qual terá uma autonomia estimada de 500 quilómetros. Além disso, também existirão variantes híbridas para o A8 L (longo), Q5 (no final do ano) e A7 Sportback.

Lançamentos o ano todo

No plano de lançamentos para o ano que agora principiou, o A8 dá o ‘pontapé de saída’, chegando ao mercado em janeiro, seguindo-se em março o novo A7 Sportback com motorização 3.0 TDI (uma versão com motor 2.0 TDI de 204 CV chegará em novembro).

Para o verão estão previstos os novos A6, com a versão Limousine a chegar em junho e a carrinha (Avant) a chegar em setembro. Também nesse mês, a Audi conta receber as primeiras unidades do Q8 para entrega, ao passo que o novo Q3, um dos modelos mais importantes para a prestação comercial da Audi, está previsto para o mês de outubro.

No que diz respeito a atualizações de meio de ciclo, apenas o TT será beneficiado com novidades técnicas e tecnológicas ao longo do mês de julho.

Outros modelos que também irão aparecer, mas que não foram detalhados na conferência de imprensa de apresentação de resultados da SIV, serão os desportivo da Audi Sport e Audi RS.

Saiba mais sobre os novos lançamentos de 2018.