Gama E-Tense valeu 58% das vendas da DS em 2020

03/03/2021

A gama E-Tense (o elétrico DS 3 Crossback E-Tense e o Plug-in DS 7 Crossback E-Tense) somou 58% do total das vendas DS em Portugal em 2020, revela a marca, numa altura em que em 2021 prepara o reforço da sua gama com os modelos DS 9 e DS 4, recentemente apresentados.

Esta apetência é, segundo o construtor, reveladora da estratégia de eletrificação da marca francesa e da forma como o mercado valoriza as vantagens das tecnologias de motorizações elétrica e híbrida plug-in DS.

Em comunicado, a DS destaca como outro fator importante para o seu volume de vendas eletrificadas os benefícios fiscais disponíveis, na medida em que os híbridos plug-in da DS Automobiles são elegíveis no âmbito do programa estatal de incentivos à aquisição de veículos híbridos e elétricos.

Vantagens fiscais para PHEV…

As versões eletrificadas DS 7 Crossback E-Tense beneficiam da taxa reduzida de 25% de Imposto Sobre Veículos (ISV), já que garantem autonomia em modo elétrico superior a 50 km e emissões de CO2 inferiores a 50 g/km.

Entre outros benefícios dos DS 7 Crossback E-Tense, nomeadamente para utilizadores empresariais, contam-se taxa reduzida em sede de Tributação Autónoma (IRC), dedução de IVA e contabilização da depreciação anual do veículo.

… e para elétrico DS 3 Crossback E-Tense

Outro modelo DS que beneficia dos incentivos à mobilidade de baixas emissões é o DS 3 Crossback E-Tense, elétrico equipado com bateria de 50 kW/h e até 319 km de autonomia.

Por se tratar de um veículo a bateria, este modelo não está sujeito a pagamento de ISV nem de Imposto Único de Circulação (IUC). Os utilizadores empresariais estão também isentos de Tributação Autónoma de Viaturas em IRC.

O construtor refere ainda que as variantes PHEV dos dois novos veículos que irão ser introduzidos (DS 9 para o segmento D premium) e DS 4 (para o segmento dos veículos compactos familiares premium) também estarão abrangidas pelas regras de apoio fiscal, dado que possuem uma autonomia em modo elétrico superior a 50 km e emissões de CO2 abaixo de 50 g/km.