Gasolina e gasóleo mais baratos pela terceira semana consecutiva

11/07/2022

Confirmando as previsões da última sexta-feira, a semana arranca com a notícia de novas descidas nos preços da gasolina e do gasóleo em Portugal.

Boas notícias para quem se prepara para atestar o automóvel no arranque de mais uma semana de trabalho ou em viagem para férias: confirmando as previsões, os combustíveis em Portugal voltam a baixar esta segunda-feira, com reduções de até 7 e 8 cêntimos por litro no preço da gasolina (95 simples) e do gasóleo (simples).

De acordo com os dados atualizados no portal de referência Mais Gasolina, o preço médio da gasolina simples 95 é agora de 2,084 €/litro, enquanto o litro do gasóleo simples fixa-se nos 2,01 €, redução de quatro cêntimos nos dois combustíveis, comparativamente aos valores médios da passada semana.

Os ajustes nos preços dos combustíveis esta semana (a terceira consecutiva a descer) refletem a variação do valor do barril do petróleo, que, esta manhã, caía 1,28%, para 105,65 dólares (104,4 euros).

Desconto no ISP mantém-se em julho e agosto

O Governo vai manter durante os meses de julho e agosto o desconto no ISP (Imposto sobre os Produtos Petrolíferos) que estava previsto terminar a 30 de junho.

Com o prolongamento desta medida que visa mitigar o forte aumento dos preços dos combustíveis, continua no ativo desconto equivalente à redução da taxa de IVA dos 23% para os 13%.

Contas feitas, a diminuição da carga fiscal será de 28,2 cêntimos por litro de gasóleo e 32,1 cêntimos por litro de gasolina, adiantando que este desconto será “reavaliado em agosto”.

Foram igualmente aprovados apoios financeiros para os autocarros e táxis, em “moldes semelhantes aos concedidos em novembro de 2021 e março de 2022”, o que corresponde a apoio de 30 cêntimos por litro.