Geko, o carro elétrico espanhol à base de plantas

16/05/2023

O Liux Geko é um quadriciclo 100% elétrico com baterias extraíveis e uma carroçaria só com materiais de origem vegetal.

O mercado dos microcarros 100% elétricos recebeu um empurrão valente desde que a Citroën conseguiu transformar o pequeno AMI em algo mais do que uma solução de mobilidade inteligente, criando toda uma tendência em torno do prático veículo que se compra a preços bastante competitivos.

Sem surpresa, atentas ao fenómeno, as alternativas começam a surgir em catadupa. A mais recente chama-se Liux Geko, um quadriciclo com só 2,7 metros de comprimento e dois lugares capaz de realizar até 150 quilómetros com uma única carga completa das suas baterias extraíveis.

E por que razão é apresentado como o mais sustentável de Espanha? O Geko é uma criação da Liux, jovem start-up de Santa Pola, em Alicante, cidade portuária espanhola situada na Costa Blanca, que aposta em materiais biocompostos revolucionários. A cobrir o chassis, integralmente em alumínio, este elétrico contará com painéis de carroçaria (cujos moldes se fabricarão mediante impressão 3D), elaborados num composto de resina de base biológica e fibras de linho, semelhante em resistência à fibra de vidro.

A combinação destes materiais e técnicas de construção permitirá reduzir a pegada de carbono em cerca de 40%, na comparação com um veículo elétrico convencional, ou até 80% face a um SUV médio a gasolina, afirmam os responsáveis pelo desenvolvimento do quadriciclo que pesará cerca de 550 kg, “50% menos do que o veículo urbano líder de mercado”, acrescentam.

A espanhola Liux quer lançar o seu carro elétrico urbano à base de plantas por preços a partir de 8.000 euros.

 

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