Publicidade Continue a leitura a seguir

Global Mobi Awards Prio: E os vencedores são…

Marco Galinha, CEO da Global Media Group, entrega o prémio da categoria Cidades a Regina Bento, vereadora da Câmara Municipal de Coimbra. (Carlos Pimentel/Global Imagens)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Numa cerimónia transmitida digitalmente nos canais da Global Media foram revelados os vencedores da terceira edição dos Global Mobi Awards Prio.

Os Global Mobi Awards Prio, os primeiros prémios para o setor da mobilidade inteligente, são uma iniciativa das marcas de informação Dinheiro Vivo e Motor24, do grupo Global Media e contam com um júri alargado que inclui jornalistas em representação dos mais importantes órgãos de comunicação social nacionais, académicos e representantes de associações e empresas.

O júri avaliou durante os últimos seis meses as 53 candidaturas apresentadas nas 10 categorias a concurso, tendo escolhido aqueles que mais se distinguiram pela inovação, pelo benefício público e pela qualidade das propostas.

Na categoria Cidades, o júri decidiu atribuir o prémio ex-aequo às autarquias do Porto e de Coimbra pelos seus projetos de mobilidade urbana.

O Porto com o projeto de partilha do espaço público IDEA, desenvolvido em cooperação com o CEIIA e com o IST e Coimbra pelo trabalho desenvolvido pelo SMTUC (Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra).

As vereadoras da mobilidade das respetivas autarquias, Cristina Pimentel (Porto) e Regina Bento (Coimbra) receberam os prémios entregues pelo Presidente do Conselho de Administração do Global Media Group, Marco Galinha.

O setor da mobilidade tem sido também um motor de inovação, conforme demonstram os projetos e produtos das empresas vencedoras da categoria “Empresas/Organizações”, a Go With th Flow e o prémio Cidadania atribuído a Miguel Veríssimo, autor do projeto de protótipo Space on Wheels, um conceito inovador para a modularidade e multifuncionalidade dos espaços sobre rodas.

Nos prémios reservados a veículos, produtos e serviços, o Volkswagen ID3 foi eleito como o Melhor Carro Elétrico, o Toyota Yaris Hybrid como Melhor Carro Híbrido e o Volvo XC40 Recharge como o Melhor Carro Híbrido Plug-In.

Este ano o público foi chamado a participar numa votação eletrónica para escolher o seu preferido entre os candidatos a Melhor Carro Elétrico e a escolha recaiu sobre o Nissan Leaf. A Nissan venceu ainda o prémio Tecnologia Auto, atribuído ao inovador sistema de e-pedal. Mas nem só de veículos de quatro rodas são feitos os prémios da mobilidade e por isso a bicicleta elétrica Beeq C800 Trekking foi a eleita na categoria Melhor Veículo LEV (Light Eletric Vehicle).

Finalmente, o prémio para a Tecnologia de Mobilidade foi atribuído à EVIO que desenvolveu uma plataforma e uma aplicação inteligente para o carregamento de veículos elétricos, capaz de fornecer serviços a todos os intervenientes no ecossistema da mobilidade elétrica.

Na cerimónia da entrega de prémios, Emanuel Proença, administrador da Prio, parceira da iniciativa, sublinhou o rápido crescimento do mercado de veículos elétricos em Portugal o que demonstra que a eletrificação do setor dos transportes é uma tendência que tem vindo a acelerar. Marco Galinha, Presidente do Conselho de Administração do Global Media Group, reiterou o compromisso do grupo de media com a mobilidade sustentável em Portugal, de que os Global Mobi Awards Prio são exemplo, promovendo e estimulando a descarbonização dos transportes e uma mobilidade mais inteligente e feliz.

Saiba mais em https://globalmobiawards.motor24.pt

 

Vencedores Global Mobi Awards Prio 2020

Organização

Produto/Serviço/Projeto

CIDADES

Câmara Municipal do Porto

IDEA – Utilização partilhada e eficiente da via pública

Câmara Municipal de Coimbra

SMTUC – Transportes Urbanos de Coimbra

CIDADANIA

Solartrap Arch

SPACE on WHEELS

EMPRESAS/ORGANIZAÇÕES

GoWithFlow

MELHOR CARRO ELÉTRICO

SIVA

Volkswagen ID.3

MELHOR CARRO HÍBRIDO

Salvador Caetano

Toyota Yaris Hybrid

MELHOR CARRO HÍBRIDO PLUG-IN

Volvo Car Portugal

Volvo XC40 Recharge plug-in hybrid

VEÍCULO LEV (LIGHT ELECTRIC VEHICLE)

BEEQ Bicycles

C800 – Trekking

MELHOR TECNOLOGIA AUTO

Nissan Iberica

e-pedal

MELHOR TECNOLOGIA DE MOBILIDADE

EVIO – Electric Mobility

EVIO

PRÉMIO ESCOLHA DO PÚBLICO MELHOR CARRO ELÉTRICO

Nissan Leaf