Publicidade Continue a leitura a seguir

GP da Alemanha/Qualificação: Hamilton na pole em sessão azarada para a Ferrari

Formel 1 - Mercedes-AMG Petronas Motorsport, Großer Preis von Deutschland 2019. Lewis Hamilton Formula One - Mercedes-AMG Petronas Motorsport, German GP 2019. Lewis Hamilton

Publicidade Continue a leitura a seguir

As sessões de treinos livres para o GP da Alemanha de Fórmula 1 apontavam que os Ferrari de Charles Leclerc e Sebastian Vettel seriam favoritos à pole position para a corrida de amanhã no circuito de Hockenheim, mas problemas mecânicos acabaram por destruir as ambições da formação italiana, deixando a Mercedes-AMG e a Red Bull a competirem entre si pela pole position.

No final, Lewis Hamilton levou a melhor, mas a primeira linha da marca alemã não viria a concretizar-se, já que Max Verstappen (Red Bull-Honda) ficou com o segundo tempo, à frente de Valtteri Bottas (Mercedes).

Os dois pilotos da Ferrari partiam para a qualificação com grandes ambições de lutarem pela linha da frente, mas, primeiro Vettel e, depois Leclerc, foram afetados por problemas mecânicos que os deixaram em 20º e em 10º, respetivamente. A jogar em ‘casa’, Vettel teve um problema com o turbo do seu Ferrari, enquanto Leclerc foi afetado por um problema com o sistema de combustível do seu monolugar.

A Q3 ficou, assim, entregue aos pilotos da Mercedes e a Max Verstappen, da Red Bull, uma vez que o companheiro de equipa deste último nunca pareceu em posição de se bater pela linha da frente. Na melhor das suas voltas, Hamilton rodou em 1.11,767s, deixando Verstappen a 0,346s e Bottas a 0,362s.

Mais distante ficou já o segundo Red Bull de Pierre Gasly, cuja melhor volta ficou a 0,755s do autor da pole, batendo por escassa margem o Alfa Romeo de Kimi Raikkonen, uma vez mais em grande nivel, marcando um tempo que ficou a 0,771s da frente. Seguiu-se Romain Grosjean, com o Haas que, curiosamente, não recebeu as evoluções do chassis, entregues a Kevin Magnussen (foi apenas o 12º).

A Mercedes-AMG comemora em Hockenheim os seus 125 de atividade desportiva, surgindo com uma nova decoração evocativa, com uma parte do chassis pintada de branco.

Carlos Sainz colocou o seu McLaren entre os dez primeiros, com o sétimo melhor tempo, num bom resultado para o piloto espanhol, que ficou à frente do Racing Point de Sérgio Perez, de novo em boa forma, e do Renault de Nico Hulkenberg, que foi o nono mais rápido, enquanto Daniel Ricciardo vai partir da 13ª posição no outro carro da marca gaulesa. Charles Leclerc, sem tempo, vai partir da décima posição, logo à frente de mais um carro de marca italiana, neste caso o Alfa Romeo de Antonio Giovinazzi.

A corrida disputa-se amanhã às 14h15 (hora portuguesa) e há a possibilidade de chuva, que poderá tornar o resultado ainda mais imprevisível.