A Toyota Gazoo Racing (TGR) revelou no Salão de Tóquio uma série de novidades desportivas, com destaque para um GRMN Yaris exclusivo para o Japão e para o novo GR GT3 Concept, um coupé que se destina às competições de GT3 mundiais.

A marca japonesa de automóveis desportivos pretende manter válida a sua afirmação de desenvolver veículos com base no desporto motorizado, colocando em primeiro lugar o condutor e as suas impressões. Numa relação simbiótica, a Toyota Gazoo pretende fazer uma ligação entre o mundo da competição e o dos modelos de produção em série, com desenvolvimentos mais aproximados.

No caso do GRMN Yaris, este desportivo mais extremo tem por base o já de si entusiasmante GR Yaris, mas foi aprimorado no circuito de Nürburgring em termos de peso e de prestações. O desenvolvimento deste modelo iniciou-se com o desejo de Morizo – o nome de código para o piloto Akio Toyoda, Presidente da Toyota – de “oferecer carros aos consumidores que evoluam rapidamente e que possam adaptar-se aos indivíduos como no campo dos desportos motorizados”.

Daí rapidamente se chegou à ideia de um Yaris ainda mais exclusivo. O GRMN Yaris será limitado a 500 unidades e será disponibilizado apenas no Japão, sendo apresentando em Tóquio com dois packs de afinação e de componentes – um para circuito e outro para ralis.

Este modelo especial usa um diferencial de escorregamento limitado (LSD) mecânico, caixa de escalonamento curto e um conjunto final de transmissão que foi melhorado através de método repetido de ‘parte e repara’. Ou seja, de acordo com a marca, o GR Yaris evoluiu para um modelo que pode ser conduzido de forma rápida e tranquila, mas com maior força de travagem, motricidade e aceleração, tendo por base também o feedback de pilotos profissionais.

Face ao GR Yaris, o seu peso foi reduzido em cerca de 20 kg, enquanto a largura foi incrementada em cerca de 10 mm para melhoria da estabilidade aerodinâmica. Também a altura foi reduzida em 10 mm para favorecer o centro de gravidade, inerentemente baixo. Os carros desta ‘fornada’ serão reservados unicamente por meio de uma lotaria para os clientes que revelem interesse no Japão.

Também o novo elétrico da marca japonesa, o bZ4X foi revelado com uma variante mais desportiva, denominada bZ4X GR Sports Concept, provando que o universo desportivo pode ser aplicado aos modelos elétricos, dispondo de pneus mais largos, bancos desportivos, painéis exteriores da carroçaria em pintura preta matizada e uma imagem geral mais agressiva.

Mas, a marca quis ainda deixar a ideia de que os seus clássicos são uma parte integrante do que é a Toyota, lançando um departamento de peças para os automóveis antigos, o GR Heritage Parts Project, que se dedicará a reproduzir peças de substituição entretanto descontinuadas para venda como peças genuínas da Toyota. No certame japonês, estão expostos peças para modelos como o A70 Supra, A80 Supra, 2000GT, Land Cruiser série 40 e os icónicos AE86 Corolla Levin/Sprinter Trueno.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.