Grupo Hyundai anuncia motorizações Smart Stream

25/10/2017

Foi apresentada a nova estratégia de motorizações da Hyundai-Kia, onde a principal novidade é a estreia da família de propulsores Smart Stream. O anúncio da primeira aplicação em modelos de produção em massa da abertura variável das válvulas dos cilindros, uma nova transmissão de oito velocidades e o reforço da aposta nas motorizações alternativas estão também nos planos do fabricante coreano.

O Grupo Hyundai deu hoje a conhecer, na conferência International Powertrains que realizou na Coreia, a sua nova estratégia de motorizações. A chegada de uma nova família de propulsores Smart Stream, que terá início nos blocos 1.6L a gasolina e diesel será alvo do principal foco, juntando-se ainda a estreia de uma caixa automática de oito velocidades e de novas soluções de eficiência como o CVVD. Além disso, as novas motorizações também estão em foco, tanto com a promessa de aumento da autonomia dos FCV como pela garantia da presença de 31 modelos mais ecológicos na gama das marcas do Grupo Hyundai Motors já em 2020. No caso dos Smart Stream, a ideia passa por ter nesta gama um total de 10 motores a gasolina, seis diesel e seis transmissões até 2022.

Apresentada durante o Salão de Frankfurt, a família Smart Stream pretende em simultâneo garantir o cumprimento dos limites de emissões mais exigentes e assegurar mais diversão ao volante. Daí o nome desta gama de motores, em que o Smart remete para as soluções inteligentes e o Stream para o movimento dinâmico da mobilidade. Com isto em mente, a Hyundai-Kia revelou ter otimizado a estrutura dos blocos, com a redução do peso e do tamanho dos componentes para alcançar menores consumos. E o objetivo é sem dúvida ambicioso, pois os coreanos revelaram que a sua intenção é alcançar uma eficiência térmica acima dos 50%. Este é um valor extremamente alto, pois de momento um dos mais eficientes neste campo é o Toyota Prius, pouco acima dos 40%. Aliás, neste patamar entre os modelos de estrada apenas o Mercedes Project One…

Integrada na estratégia de motorizações da Hyundai-Kia está também a anunciada estreia do sistema CVVD (Continuously Variable Valve Duration). Isto significa que a abertura e fecho das válvulas dos cilindros se vai alterando consoante os modos de condução, desde os mais ecológicos até aos que oferecem uma dinâmica superior. Junta-se ainda no rol de novidades uma nova transmissão automática de oito velocidades SES com dupla embraiagem, para garantir um tempo de resposta e passagens de caixa melhorados. O fabricante asiático refere que a opção pelas oito relações com um sistema hidráulico de alta eficiência pretende simultaneamente garantir mais economia de combustível e performance de aceleração.

MODELOS ECOLÓGICOS TAMBÉM EM DESTAQUE

As soluções mais amigas do ambiente também vão encontrar maior importância na nova estratégia de motorizações da Hyundai-Kia. Verificando a crescente aceitação por parte dos condutores das tecnologias utilizadas nos elétricos, híbridos e FCV, a ideia é expandir esta oferta que se encontra, por exemplo, em modelos como o Hyundai Ioniq, os Kia Niro e Optima PHEV e o Hyundai ix35, respetivamente.

Mas a mais forte aposta desvendada nesta área durante a International Powertrains foi para os veículos movidos a hidrogénio. Neste campo a ideia passa por colocar no mercado modelos com 800km de autonomia e uma potência de 163CV. Estas apostas vão integrar um portefólio alargado de modelos de menor impacto ambiental do grupo coreano, cujo objetivo é contar com 31 modelos mais ecológicos na gama das suas marcas até 2020.