A Supernal, nova empresa no portefólio do Grupo Hyundai, vai desenvolver uma família de veículos aéreos elétricos e procurar parceiros públicos e privados na área da mobilidade do futuro.

 

O Hyundai Motor Group acelera o seu plano estratégico em áreas da mobilidade do futuro, com investimentos de milhões de euros em projetos relacionados com a eletrificação e condução autónoma e no segmento dos táxis voadores, abrindo as portas do espaço aéreo como solução para resolver os problemas de congestionamento de trânsito nas cidades.

Neste contexto, o consócio sul-coreano acaba de anunciar a criação da nova empresa Supernal, submarca para desenvolver uma família de veículos aéreos elétricos e reunir investidores públicos e privados, para “construir com responsabilidade a indústria emergente da Mobilidade Aérea Avançada (AAM)”, refere em comunicado.

O primeiro veículo aéreo da Supernal será elétrico e autónomo e deverá acomodar entre quatro e cinco passageiros nas rotas urbanas iniciais e também nos itinerários adjacentes. E, prevê-se que o primeiro voo comercial seja em 2028, aproveitando a experiência de produção do Hyundai Motor Group, à medida que o mercado AAM e a aceitação do público comecem a crescer na década de 2030.

“Ao adicionar uma nova dimensão à mobilidade, temos a missão de transformar a forma como as pessoas e a sociedade se movem, se conectam e vivem”, afirmou Jaiwon Shin, CEO da Supernal e Presidente do Hyundai Motor Group. “Temos ambições ousadas na Supernal, mas ser o primeiro no mercado não é uma delas. Estamos a trabalhar para construir o produto certo, assim como o mercado integrado mais ajustado, e vamos aproveitar a experiência de produção em escala do Hyundai Motor Group para garantir que a AAM alcance o preço certo e seja acessível para as massas.”, acrescentou.