O Grupo PSA terá chegado a acordo com a General Motors (GM) para a aquisição da Opel, preparando-se assim para adicionar a companhia alemã assim ao seu trio de marcas automóveis Peugeot, Citroën e DS.

A informação é adiantada pela agência Reuters, que cita duas fontes próximas da situação, tendo o acordo sido finalizado esta sexta-feira entre os conselhos de administração dos dois grandes grupos. O anúncio oficial deverá ser feito antes do arranque do próximo Salão do Automóvel de Genebra, ou seja, na segunda-feira.

As negociações para a aquisição da Opel (e da sua divisão britânica, a Vauxhall) por parte da PSA estavam a decorrer há já algumas semanas, tendo existido diversos contactos entre os conselhos de administração das duas companhias para salvaguardar os interesses da Opel, sobretudo atendendo ao posicionamento da marca de Rüsselsheim como uma empresa alemã com fortes raízes locais e com sindicatos muito fortes.

Contudo, tanto a PSA como a Opel têm vindo a colaborar ao longo dos últimos anos no desenvolvimento de novos modelos, com a partilha de plataformas e tecnologias, acabando esta aquisição por ser assim mais fácil. A este respeito, a Bloomberg estima que as poupanças da PSA decorrentes desta aquisição rondem os dois mil milhões de euros, graças a redução nos custos de produção e e de desenvolvimento de plataformas e tecnologias.

Carlos Tavares, presidente do grupo francês e um dos responsáveis pela importante reestruturação financeira da PSA, considerou recentemente, em relação a esta potencial compra, que seria uma forma de criar “um campeão europeu”.

Os detalhes do acordo deverão ser ultimados ao longo do fim de semana, esperando-se que não existam entraves de última hora, nomeadamente no que diz respeito aos fundos de pensões de Opel e Vauxhall. É possível que a Opel mantenha um determinado grau de autonomia no seio do Grupo PSA, devendo essa ser uma condição essencial para a concretização do acordo.