Guimarães testa autocarro 100% elétrico da ISUZU

07/10/2022

O autocarro 100% elétrico da ISUZU propriedade da GUIMABUS andou a circular em Guimarães. O mesmo foi cedido para efeitos de teste, em linhas reais operadas pela GUIMABUS, à Vale do Ave Transportes. Este autocarro recebeu uma excelente avaliação, quer da empresa, quer dos passageiros, que tiveram oportunidade de circular neste veículo 100% elétrico.

Agostinho da Costa, da Vale do Ave Transportes, através do motorista que teve a oportunidade de conduzir este veículo pelas ruas de Guimarães, e com larga experiência no ramo, comentou a experiência, e fez questão de agradecer a oportunidade de testar o ISUZU Novociti VOLT. “É um autocarro que pode ser muito útil na operação em Guimarães. Tem características que, para a Vale do Ave, são uma mais-valia para o transporte de passageiros. Os passageiros gostaram muito do conforto dos bancos e do espaço interior. Recebemos muitos elogios da parte deles. Tendo em contas as dimensões do autocarro, a viatura parece pequena, mas ao mesmo tempo grande, pois tem um interior muito espaçoso e um motor rápido que atinge uma boa velocidade”.

Acrescenta ainda que“a capacidade das Baterias de LFP (Lítio, Ferro e Fosfato) não defraudou as nossas expetativas – conseguimos num dos dias fazer 273km e gastar 84,9% de bateria. Não menos importante de realçar o seu motor elétrico, Modelo TM4 SUMO MD, que esteve à altura do desafio. O autocarro foi testado numa linha em que é necessária muita força por causa das inclinações. Em relação a viaturas maiores destaca-se pela agilidade e força”, concluiu.

O ISUZU Novociti VOLT 100% Elétrico da gama MIDI com oito metros de comprimento, 2,5 metros de largura e 3,3 metros de altura vem capacitado com um motor elétrico de Potência Máxima 270 kW e um Binário Máximo de 2500 Nm.

Está equipado com Baterias LFP (Lítio, Ferro e Fosfato) que é a constituição “mais clean” que existe no mercado, devido à ausência de Níquel e Cobalto, com tensão de 600V.

Este modelo ISUZU Novociti VOLT 100% Elétrico possui duas versões disponíveis:

– Versão Standard que permite uma lotação máxima de 52 passageiros, equipado com packs de baterias de 211 kWh e até 300 km de autonomia.

– Versão Opcional com uma lotação máxima de 46 passageiros, equipado com packs de baterias de 268 kWh e até 350 km de autonomia.

Não menos importante é referir algumas das suas principais caraterísticas de Conforto e Segurança: está equipado com Aviso de Colisão Frontal, Aviso de Saída da Faixa de Rodagem, Sensor de Estacionamento, Câmara de Marcha Atrás, Ar Condicionado Digital, entres outros.

A Auto-Sueco Portugal está já a promover a comercialização deste novo modelo ISUZU.